Terapia Intensiva

Curso sobre IA

A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com apoio da Sociedade Mineira de Terapia Intensiva (Somiti), realiza o curso ‘Inteligência Artificial na prática clínica: Ferramentas para médicos’. O curso tem como objetivo capacitar os participantes a entender, avaliar e aplicar ferramentas de IA generativa na prática clínica por meio de projetos práticos, com foco em fluxos reais de trabalho e ética. Ao final do curso, o aluno será capaz de: Inscreva-se aqui!

Leia mais »
AMMG em dia

Exposição Legado Negro

Fato apresenta ‘Legado Negro’ Durante o mês de fevereiro, Glauber Henrique, que assina ‘Fato’ como artista plástico, traz ao Espaço Cultural Otto Cirne sua primeira exposição individual: Legado Negro. Em shapes de skate, MDF e telas, pintados com spray e tinta acrílica, ele retrará pessoas negras anônimas e figuras negras reconhecidas mundialmente, destacando suas histórias, expressões e legados. Fato é mineiro de Sabará, autodidata, atua nas artes visuais desde a infância. Aos 12 anos de idade teve seu primeiro contato com o graffiti, linguagem que se tornou base de sua trajetória artística e segue presente em seus trabalhos até os dias de hoje. Para essa mostra, reuniu essas técnicas para, segundo ele, celebrar a beleza, a fé e a resistência do povo negro. Com uma linguagem que nasce nas ruas e dialoga com o contemporâneo, o artista destaca que a exposição propõe um olhar sensível e respeitoso sobre a identidade negra, valorizando suas raízes, sua força espiritual e sua importância histórica. “Legado Negro é um convite à memória, ao reconhecimento e à honra de um povo que resiste, cria e transforma.” O talento de Fato transcende às pinturas com obras que transitam entre o graffiti, intervenções em suportes alternativos e a tatuagem. Skatista e músico, carrega a vivência da rua como parte essencial de sua identidade artística e busca transmitir em sua arte mensagens que ultrapassam o visual, alcançando o espiritual e o emocional, convidando o público a sentir, refletir e se conectar. Com sua experiência coma arte urbana e seus multitalentos, considera ter estilo realista. Sua inspiração depende de cada ambiente e, por este motivo, presta atenção nos lugares onde está, no que há por perto: “No nosso olhar para a arte está em todos os cantos, mas o graffiti mexe comigo demais, é algo que eu gosto muito”, destaca. Suas peças são produzidas em ateliê em sua própria casa e serão comercializadas ao longo da exposição. “Este ano pretendo abrir junto ao meu ateliê um estúdio de tatuagem, criando um espaço para visitação pública e também ponto de encontro de artistas. As telas de ‘Legado Negro’ ficam expostas até o final do mês de fevereiro, de 8h às 21h, de segunda a sábado. O Espaço Cultural Otto Cirne está localizado no hall de entrada do Centro de Convenções e Eventos da Associação Médica de Minas Gerais e é destinado à exposição de obras de arte de autoria de associados e seus dependentes. Médicos não associados e artistas não médicos podem utilizar o espaço, dependendo da disponibilidade na agenda. Interessados devem entrar em contato com a Assessoria de Comunicação, pelo telefone (31) 3247 1608 ou pelo e-mail comunicacao@ammg.org.br.

Leia mais »
AMMG em dia

Lúpus e fibromialgia

‼️Sentir dor no corpo sem motivo aparente não é normal! Procure um reumatologista para ele fazer o diagnóstico correto e iniciar o tratamento, pois é possível manter a qualidade de vida. ‼️Fique atento em caso de febre, fadiga, rigidez muscular e inchaço, dores em articulações e lesões na pele que pioram com exposição ao sol. ammg #lúpus #fibromialgia #fevereiroroxo #diagnósticoprecoce #tratamentocorreto #reumatologia #procureoespecialista

Leia mais »
AMMG em dia

Campanha autocuidado

Kaká e o autocuidado que pulsa no ritmo da bateria A história do anestesiologista Luiz Carlos de Araújo, o Dr. Kaká, é um convite potente para repensar o autocuidado. Depois de enfrentar um diagnóstico de leucemia e, anos mais tarde, um infarto, ele encontrou na música a força necessária para transformar sua relação com a vida.  Apaixonado por arte desde a infância, decidiu aprender bateria e reencontrou no som, no ritmo e na leveza da música um caminho para se reconectar consigo mesmo. Esse movimento não só trouxe equilíbrio emocional, como o fez reorganizar sua rotina, dedicar mais tempo à família e viver com mais presença e propósito. A trajetória do Dr. Kaká integra a campanha “O cuidado com quem nunca para”, da Unimed-BH — um movimento que reforça a necessidade de que quem cuida também precisa se cuidar. A iniciativa conta com o apoio das principais entidades médicas e cooperativistas de Minas Gerais e convida cada médico a refletir sobre a importância de cultivar práticas que promovam saúde, bem-estar e qualidade de vida. Com sua história, Kaká inspira colegas a encontrar um hobby, desacelerar e se permitir viver o que sempre gostaram. Há dez anos, formou com amigos a banda “Doutor 50”, que se apresenta em barzinhos e eventos e reúne um público fiel. Para ele, a música é remédio, é cura e é caminho. “A vida é um presente. Se você não está bem, não tem como cuidar do outro”, afirma. Ele deixa uma mensagem especial aos colegas: “Reflitam. Vivam melhor com vocês mesmos, com suas famílias e com seus pacientes. Nossa profissão é dura, mas há espaço para ser feliz. Ainda dá tempo.” Para conhecer mais sobre essa e outras histórias e acessar conteúdos exclusivos sobre autocuidado, visite o hotsite da campanha!

Leia mais »
AMMG em dia

Evento gratuito sobre IA

🖥️ A Unimed-BH, por meio do seu hub de Inovação – o Horizontes Hub, irá promover um evento, na próxima terça-feira, 3 de fevereiro, às 18h30, sobre como a Inteligência Artificial e os novos modelos de gestão impulsionam a eficiência do consultório médico. Afinal, a rotina do consultório exige cada vez mais equilíbrio entre cuidado humano, eficiência operacional e sustentabilidade financeira.‼️A Cooperativa irá receber para o debate o CEO e Sócio Fundador da MedMax, André Soares, e o CEO e cofundador da Scriba, startup de tecnologia médica, além de convidados especiais. O evento é gratuito, online e não é necessário ser cooperado da Unimed-BH para participar. Basta fazer a inscrição no Sympla. Inscrições aqui!

Leia mais »
AMMG em dia

Janeiro Roxo – Hanseníase

Você sabe reconhecer os sinais da hanseníase? Manchas com perda ou alteração de sensibilidade para calor, dor ou tato, formigamentos, agulhadas, câimbras ou dormência em membros inferiores ou superiores, diminuição da força muscular, dificuldade para pegar ou segurar objetos, ou ao manter calçados abertos nos pés, procure um médico dermatologista. Embora a doença ainda enfrente um estigma, tem cura! #ammg #janeiroroxo #hanseníase #temcura

Leia mais »
AMMG em dia

Jammg dez2025/jan2026

📰 A edição de dez2025/jan2026 apresenta uma reportagem especial sobre os 80 anos da Associação Médica de Minas Gerais, fundada em 19 de janeiro de 1946. São oito décadas recheadas com muitas histórias, lutas e vitórias escritas por diversas personalidades e importantes nomes com o objetivo de unir os profissionais de medicina em suas lutas e prover educação médica continuada para a categoria no estado. Leia mais aqui! Ainda nesta edição ✅ Fórum aborda burnout entre médicos ✅ Automedicação é alarmante e prejudica saúde ✅ Prática médica pode ser afetada pela tecnologia ammg #80anos #jornaldaammg #burnout #automedicacao #tecnologia

Leia mais »
AMMG em dia

AMMG completa 80 anos

‼️Há 80 anos, a Associação Médica de Minas Gerais constrói uma história pautada pelo compromisso com a medicina, com os médicos e com a sociedade mineira. ‼️Ao longo de oito décadas, a AMMG foi e continua sendo espaço de diálogo, defesa profissional, formação e valorização da prática médica. Um legado edificado por gerações que acreditaram na força da união, do conhecimento científico, do amor à profissão e da ética. 🥂 Celebrar 80 anos é reconhecer o passado, fortalecer o presente e olhar para o futuro com propósito, inovação e responsabilidade!

Leia mais »
AMMG em dia

Campanha autocuidado

Thiago Franco Albino percebeu que falar sobre saúde sem praticá-la era um discurso vazio. Entre plantões e a chegada do filho, vieram sedentarismo e sobrepeso. Mas fazer da corrida um hábito diário mudou tudo: trouxe coerência entre o que dizia aos pacientes e um tempo de qualidade para cuidar de si.Ele é um dos participantes da campanha “O cuidado com quem nunca para”, da Unimed-BH, em parceria com as entidades médicas e cooperativistas de Minas Gerais.Conheça essa e outras histórias inspiradoras clicando no hotsite.

Leia mais »
AMMG em dia

Otto Cirne recebe Guidub

‘Visões e expressões: apanhados do tempo’ é a mostra do mês de janeiro. O artista plástico Guilherme Mendes, que assina Guidub, apresenta no Espaço Cultural Otto Cirne quadros produzidos nas técnicas óleo sobre tela, óleo sobre madeira, técnica mista sobre papel e algumas reproduções em tela. Aos 20 anos de idade, em 1998, iniciou a carreira na pintura realizando sua estreia em exposição. Desde criança, sempre desenhando muito, ganhou os primeiros materiais para pintar a óleo de seu avô, com aproximadamente 17 anos. “Minha paixão é a técnica óleo sobre tela, mas faço a experimentação de diferentes tintas, materiais e superfícies”, revela. Formado em Design gráfico pelo Centro Universitário de Belo Horizonte, Guidub foi aprimorando suas técnicas de desenho e pintura por meio de alguns cursos de extensão da escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minar Gerais. “Aprendi cânones da figura humana e desenho de observação, entre muitos outros cursos e oficinas.” O artista conta que sua inspiração é a forma como vê a vida. “Creio tanto no concreto quanto no ser espiritual. Filosofo sobre toda a existência material e imaterial de todas as coisas.” Ele explica que nele há uma certa despretensão quanto ao ego, pensando mais em materializar cenas astrais e também cenas cotidianas da forma como ele enxerga. Produzindo em ateliê em sua própria casa, ele considera que suas obras se enquadram no expressionismo e, por isto, gosta de usar o termo ‘Arte visionária’. Entre os artistas que admira no mundo das artes ele destaca o brasileiro Candido Portinari, o italiano Amadeo Modigliani, o espanhol Pablo Picasso e o neerlandês Vicent van Gogh. As peças da mostra ‘Visões e expressões: apanhados do tempo’ serão comercializadas e ficam expostas até o final do mês de janeiro, de 8h às 21h, de segunda a sábado. O Espaço Cultural Otto Cirne está localizado no hall de entrada do Centro de Convenções e Eventos da Associação Médica de Minas Gerais e é destinado à exposição de obras de arte de autoria de associados e seus dependentes. Médicos não associados e artistas não médicos podem utilizar o espaço, dependendo da disponibilidade na agenda. Interessados devem entrar em contato com a Assessoria de Comunicação, pelo telefone (31) 3247 1608 ou pelo e-mail comunicacao@ammg.org.br. Fotos: Gláucia Rodrigues

Leia mais »