área do associado

Podcasts

Os desafios da medicina

Por: Dr. Delano Carneiro e Dr. Paulo Rubens Lupatini
24 de Fevereiro de 2024

o presidente da Associação Médica de Leopoldina, Paulo Rubens Montes Lupatini e o presidente da Urezoma, Delano Carneiro, falam a importância em reunir médicos e representantes da entidade da região e de Minas  

Dengue: saiba tudo

Por: Dr. Adelino Freire
23 de Fevereiro de 2024

O presidente da Sociedade Mineira de Infectologia, Adelino Freire, fala sobre o aumento do número de casos de dengue, protocolo de manejo, vacinas e prevenção.

Alerta a afotamentos

Por: Dr. David Szpilman
1º de Dezembro 2023

Nos meses de férias a procura por áreas de lazer como praia, camping, rios e cachoeiras aumenta e, com ela, cresce também o número de afogamentos. Veja como evitar e agir

Prevenção ao Diabetes

Por: Dra. Flávia Coimbra Pontes Maia
14 de novembro 2023

No Brasil, há 5,7 milhões de adultos com diabetes e o índice é crescente. Neste PodCast, a presidente da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia – Regional MG, Flávia Coimbra Pontes Maia, orienta e alerta sobre o tema.

Dia Mundial sem Tabaco

Por: Comissão de Tabagismo, alcoolismo e uso de outras drogas da AMMG
31 de maio de 2023

Ouça o novo PodCast da AMMG, que faz importantes alertas no Dia Mundial sem Tabaco. Um importante alerta sobre os males que o cigarro pode causar a saúde.

Hipertensão Arterial

Por:  Dr. Kleisson Antônio Pontes Maia
26 de abril de 2023

No novo PodCast da AMMG faz um alerta a saúde do seu coração. Com mudanças de hábitos de vida, você pode evitar esse mal. Procure um médico cardiologista e avalie sua pressão.

Gestão da atividade médica

Por: Ana Carolina Daher Costa
28 de março de 2023

No novo PodCast da AMMG, a advogada especialista em direito médico, mestranda em ciência da saúde e membro da Comissão de Direito do CFM, Ana Carolina Daher Costa esclarece sobre contrato social, publicidade médica, dentre outros temas.

Tudo sobre obesidade

Por: Dra. Bruna Coelho Galvão Marinho
10 de março de 2023

No mês de março acontece a campanha referente ao Dia Mundial da Obesidade. Sbem MG., Bruna Coelho Galvão Marinho fala sobre o aumento da obesidade, causas, prevenção, cuidados necessários e tratamento.

Câncer de colo de útero

Por: Dra. Adriana Almeida de Souza Lucena
22 de março de 2023

A Vice-presidente do Capítulo Mineiro da Associação Brasileira de Patologia do Trato Genital e Colposcopia, Adriana Almeida de Souza Lucena, fala neste PodCast sobre o Câncer de Colo de Útero, vacinas e prevenção.

Doenças renais crônicas

Por: Dr. Renato Jorge Palmeira de Medeiros
1 de março de 2023

Muitos são os desafios enfrentados pelos pacientes com Doenças Renais Crônicas. A Sociedade Brasileira de Nefrologia e suas regionais lançam em março a campanha com o tema ‘Cuidar dos vulneráveis e estar preparado para os desafios inesperados’.

Tudo sobre Hanseníase

Por: Dr. Marcelo Grossi- Dermatologista (SBD MG)
30 de janeiro de 2023

Neste PodCast, o representante da Sociedade Brasileira de Dermatologia – Regional Minas Gerais e coordenador do centro de referência em hanseníase do Hospital das Clínicas da UFMG, Marcelo Grossi, fala sobre diagnóstico, tratamento e novidades sobre.

Lúpus e Fibromialgia

Por: Dra. Maria Fernanda Brandão de Resende Guimarães
27 de fevereiro de 2023

Novo PodCast da AMMG aborda as particularidades, diagnóstico e tratamentos para portadores de Lúpus e Fibromialgia. Quem fala sobres os temas é a presidente da Sociedade Mineira de Reumatologia, Maria Fernanda Brandão de Resende Guimarães.

Mentoria e a medicina

Por: Dr. Luiz Carlos Molinari Gomes
9 de dezembro de 2022

No novo PodCast da AMMG, o diretor de Comunicação e Marketing da AMMG, Luiz Carlos Molinari Gomes, conversa com a presidente e o vice-presidente da SAMMG Carolina Tolentido e Lucas Maggi, sobre os desafios da formaçao médica.

Medicina de emergência

Por: Dr. André Brandão
4 de outubro de 2022

PodCast da AMMG sobre os desafios da medicina de emergência, importância do serviço pré-hospitalar e orientação dos pacientes para salvar vidas.

Prevenção à surdez

Por: Dr. Márcio Fortini
16 de novembro de 2022

O diretor da Associação Médica de Minas Gerais e otorrinolaringologista, Márcio Fortini, orienta sobre os cuidados com a audição. Neste mês de novembro, há um alerta sobre a Prevenção e o Combate à Surdez.

Endometriose

Por: Dra. Márcia Mendonça Carneiro
29 de setembro de 2022

Dra. Márcia Mendonça, representando a Sociedade Brasileira de Endometriose, fala sobre ”o ginecologista e a mulher com endometriose: do consultório ao bloco”.

Câncer de mama

Por: Dra. Annamaria Massahud
3 de outubro de 2022

No PodCast da AMMG você vai saber mais sobre a importância da prevenção e autocuidado para a manutenção da saúde da mulher, principalmente frente ao câncer de mama.

Transplante de órgãos

Por: Dr. Agnaldo Soares Lima
1 de setembro de 2022

Tem início o ‘Setembro Verde’ e a AMMG promove uma importante campanha sobre a Doação de Órgãos para Transplantes: Unidos pela Vida, evidenciando o tema junto aos médicos e população.

O médico e o estresse

Por: Dr. Filipe Ribeiro
31 de agosto de 2022

Tema atual e importante. No novo PodCast da AMMG, Presidente da Associação Mineira de Medicina do Trabalho (Amimt), Filipe Ribeiro, fala sobre a rotina de estresse e o esgotamento profissional do médico.

Doação de órgãos

Por: Dr. Omar Lopes Cançado Júnior
27 de setembro de 2022

No Dia Nacional de Doação de Órgãos para Transplantes, o novo PodCast da AMMG traz Dr. Omar Lopes Cançado Júnior, Diretor do MG Transplantes. Saiba mais sobre a importância da atuação médica diante do tema.

Amamentação

Por: Dra. Beatriz de Oliveira Rocha
30 de agosto de 2022

No novo PodCast da AMMG, saiba mais sobre a ‘Norma Brasileira para comercialização de alimentos para lactentes e crianças de primeira infância, bicos, chupetas e mamadeiras’ e suas contribuições.

Teste do pezinho

Por: Dra. Ana Lucia Pimenta Starling
13 de junho de 2022

O teste do pezinho é muito importante para todos os recém-nascidos, pois permite identificar algumas doenças metabólicas, genéticas ou infecciosas. Ouça as orientações da especialista.

Violência contra o idoso

Por: Dra. Juliana Elias Duarte
15 de junho de 2022

O novo PodCast AMMG é um alerta sobre a Violência contra o Idoso. Fique atento as várias formas como ela pode acontecer. Este basta depene de nós.

Queimaduras

Por: Por: Dr. Vagner Carvalho Rocha
6 de junho de 2022

No mês de Prevenção contra Queimaduras, Dr. Vagner Carvalho Rocha, presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica – Regional Minas Gerais fala sobre ações preventivas e a importância do atendimento imediato.

Dia Mundial sem Tabaco

Por: Dra. Maria das Graças Rodrigues e Dr. Joseph Antônio Freire
31 de maio de 2022

O novo PodCast da AMMG marca o Dia Mundial sem Tabaco. Saiba mais sobre os males que o fumo traz ao meio ambiente e a saúde.

TEA: saiba mais

Por: Dra. Danuza Beatriz de Menezes Bino
27 de abril de 2022

Divulgar informações sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) de forma clara é fundamental. Saiba mais sobre as abordagens terapêuticas que devem envolver uma equipe multiprofissional.

Alergia: saiba mais

Por: Dr. Roberto Souza Lima
10 de junho de 2022

O novo PodCast AMMG chama a atenção para os diversos tipos de alergia, sintomas, cuidados e tratamentos. Saiba mais sobre o tema.

Saiba mais sobre exames

Por: Dr. Leonardo Vasconcelos
17 de maio de 2022

No novo PodCast da AMMG, o Presidente do Departamento de Patologia Clínica da Associação Médica de Minas Gerais, Dr. Leonardo de Souza Vasconcellos, fala um pouco sobre as orientações sobre exames para médicos e pacientes.

Combate à cegueira

Por: Dr. Luiz Carlos Molinari Gomes
14 de abril de 2022

Em abril é celebrado o mês de Prevenção e Combate à Cegueira. Saiba sobre os perigos para a saúde da visão, da gestação à fase adulta, e como os médicos podem orientar seus pacientes. Ouça e atualize-se.

Câncer de intestino

Por: Dr. Bruno Giusti Werneck Côrtes e Dr. José Dayrell de Lima Andrade
6 de abril de 2022

Quem esclarece sobre o tema sãos os presidentes da Sociedade Mineira de Coloproctologia, Bruno Giusti Werneck Côrtes, e da Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva – Estadual Minas Gerais, José Dayrell de Lima Andrade.

Doenças raras

Por: Dr. Breno Figueiredo Gomes
2 de março de 2022

Você sabe que existem muitas doenças que são consideradas raras? E para elas é preciso diagnóstico precoce e acessibilidade ao tratamento. Procure saber mais quais são elas e como é possível ajudar aos portadores e suas famílias.

Gravidez na adolescência

Por: Dra Cláudia Barbosa Salomão
2 de fevereiro de 2022

Prevenção da Gravidez na Adolescência alerta para um dos problemas de saúde pública que mais afetam o país. Quando o assunto é esta fase da vida, tem conversado com seus pacientes sobre este assunto?

Janeiro Dourado

Por: Dra. Carla Tavares
3 de janeiro de 2022

Este mês celebramos o Janeiro Dourado. A Secretária Geral da Sociedade Mineira de Medicina do Exercício e do Esporte, Carla Tavares, fala sobre a data e a importância da valorização à prática esportiva.

Câncer de pele

Por: Abrahão Osta
15 de dezembro de 2021

Ouça o PodCast da AMMG em alerta ao Câncer de Pele. No mês de prevenção a uma doença que pode ser evitada com cuidados básicos desde a infância, quem dá o alerta é o diretor da Sociedade Brasileira de Dermatologia – Regional Minas Gerais (SBD MG).

Atualizações: AIDS

Por: Dr. Alexandre Moura
15 de dezembro de 2021

Em dezembro é celebrado a luta contra o HIV/Aids. No novo PodCast da AMMG, o diretor da Sociedade Mineira de Infectologia, Alexandre Moura fala sobre as atualizações sobre a doença e as mais recentes descobertas. 

Cuidados paliativos

Por: Dra. Camila Rabelo Monteiro
11 de outubro de 2021

Este mês é celebrado o Dia Mundial dos Cuidados Paliativos, segundo sábado de outubro, quem fala sobre o tema é a Presidente da Sociedade Mineira de Tanatologia e Cuidados Paliativos, Camila Rabelo Monteiro de Andrade.

Saiba mais sobre urticárias

Por: Dr. Roberto de Souza Lima
16 de novembro de 2021

No novo PodCast da AMMG, o Diretor Científico da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia – Regional Minas Gerais (Asbai MG), Roberto de Souza Lima fala sobre a Urticárias no período de primavera e verão, como prevenir e tratar.

Agosto Dourado

Por: Dra. Beatriz de Oliveira Rocha
4 de agosto de 2021

‘Proteger a amamentação: uma responsabilidade de todos’ é o tema do Agosto Dourado 2021. Quem explica é a pediatra Beatriz de Oliveira Rocha, presidente do Departamento Científico de Aleitamento Materno da Sociedade Mineira de Pediatria.

Acidente de trabalho

Por: Dra. Walnéia Moreira
27 de julho de 2021

A data é símbolo da luta dos trabalhadores por melhorias nas condições de saúde e segurança no trabalho. Durante a pandemia, tentar manter o equilíbrio, realizar as atividades com cuidado ajudam a manter a qualidade de vida no ambiente laboral.

Hepatites virais

Por: Dr. Agnaldo Soares Lima e Dra. Ana Flávia Passos Ramos
2 de julho de 2021

Julho é o mês de conscientização sobre as hepatites virais. Agnaldo Soares Lima, diretor Científico da AMMG, e Ana Paula Passos Ramos, gastroenterologista e hepatologista, falam sobre o tema e orientam médicos das demais especialidades.

Cuidados com a visão

Por: Dr. Luiz Carlos Molinari
9 de julho de 2021

O diretor da Sociedade Mineira de Oftalmologia e da AMMG, Luiz Carlos Molinari, fala sobre a saúde ocular! Consulte o médico oftalmologista, ao menos uma vez no ano, e evite doenças oculares.

Crianças e adolescentes

Por: Dr. Marco Antônio Chaves Gama
18 de junho de 2021

O novo PodCast da AMMG traz o presidente do Departamento Cientifico de Segurança da SBP e vice-presidente deste departamento na SMP, Marco Antônio Chaves Gama com o tema: Violência contra a criança e o adolescente. O que fazer?

Dia da Imunização

Por: Dr. José Geraldo Leite Ribeiro
9 de junho de 2021

No Dia da Imunização, o pediatra, imunologista e Mestre em Medicina Tropical explica no PodCast da AMMG sobre a importância das vacinas.

Prevenção à anafilaxia

Por: Dr. Roberto de Souza Lima
15 de junho de 2021

A AMMG produziu o PodCast com o alergista e imunologista e diretor Científico da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia – Regional Minas Gerais (Asbai MG), Roberto de Souza Lima em alerta à Semana Mundial da Anafilaxia, de 13 a 19 de junho.

Medicina de emergência

Por: Dra. Maria Aparecida Braga
27 de maio de 2021

Dra. Maria Aparecida Braga, diretora da AMMG, emergencista e presidente da Associação Brasileira de Medicina de Emergência – Regional Minas Gerais (Abramede MG), fala da formação do profissional, sua atuação e a importância do papel multidisciplinar.

Dia Mundial sem Tabaco

Por: Dra. Maria das Graças Rodrigues
1 de junho de 2021

No Dia Mundial sem Tabaco, 31 de Maio, a presidente da Comissão de Controle ao Tabagismo, Álcool e Uso de Outras Drogas da Associação Médica da AMMG (Contad AMMG), Maria das Graças Rodrigues fala mais sobre o tema no PodCast AMMG.

Prevenção à cegueira

Por: Dr. Homero Gusmão de Almeida
25 de maio de 2021

Dia 7 de maio, quando se comemora o Dia Nacional da Saúde Ocular e o Dia do Oftalmologista, o ex-presidente da Associação Brasileira de Glaucoma e professor da UFMG, Dr. Homero Gusmão de Almeida, relata os cuidados com a visão ao longo da vida.

Maio Roxo

Por: Dra. Sinara Leite
25 de maio de 2021

A coloproctologista Sinara Leite alerta os médicos sobre os sintomas, a inclusão da Calprotectina Fecal no rol de exames da ANS e dos eventos científicos agendados.

Saúde mental: Covid-19

Por: Dr. Paulo Roberto Repsold
23 de abril de 2021

Dr. Paulo Roberto Repsold, psiquiatra, diretor da AMMG. O especialista fala sobre o momento atual, ansiedade, adoecimento mental, tratamento, cuidados e a importância de comportamentos saudáveis.

A importância da mentoria

Por: Dr. Luiz Carlos Molinari
7 de abril de 2021

O diretor da AMMG e da Sociedade Mineira de Oftalmologia, Luiz Carlos Molinari, fala da importância da mentoria na formação acadêmica e na residência médica. As diferenças entre mentor e preceptor, como o trabalho ocorre na prática.

Dia Internacional da Mulher

Por: Gabriel de Almeida Silva Júnior
8 de março de 2021

O vice-presidente da AMMG, Gabriel de Almeida Silva Júnior, fala às mulheres neste 8 de março.

Dia Mundial do Rim

Por: Dr. Renato Medeiros
11 de março de 2021

No mês de conscientização sobre as doenças renais o presidente da Sociedade Mineira de Nefrologia alerta sobre as causas e a importância da prevenção e do diagnóstico precoce. Informe-se!

Atualizações Covid-19

Por: Estevão Urbano
5 de março de 2021

O presidente da Sociedade Mineira de Infectologia (SMI), Estevão Urbano, fala sobre o momento crítico da pandemia no Brasil, vacinas, disseminação das novas variantes e como devem agir médicos e população.