área do associado

Comissões

COMISSÃO ESTADUAL DE DEFESA DO MÉDICO

A Comissão Estadual de Defesa do Médico (CEDM) da Associação Médica de Minas Gerais, tem como objetivo defender o médico injustamente acusado em processos cíveis e criminais por alegação de ‘erro médico’. Para usufruir dos seus serviços, basta ser sócio quite da entidade. Não estando quite, o médico pode ser atendido mediante filiação com o pagamento de uma taxa de carência. A Comissão atende, exclusivamente, o médico como pessoa física residente em Belo Horizonte e região metropolitana.

COMISSÃO ESTADUAL DE HONORÁRIOS MÉDICOS

A Comissão Estadual de Honorários Médicos (CEHM) estuda e analisa as questões referentes à remuneração médica, sugerindo medidas sobre a matéria à Diretoria da AMMG.

COMISSÃO DE CONTROLE DO TABAGISMO, ALCOOLISMO E USO DE OUTRAS DROGAS

A Comissão de Controle do Tabagismo, Alcoolismo e Uso de outras Drogas (Contad-MG) tem como objetivo estudar e a divulgar vários aspectos do tabagismo entre os médicos mineiros para prevenir o tabagismo entre crianças e adolescentes. Ela também estuda outras dependências químicas, como o alcoolismo e o uso de outras drogas. Anualmente, nas datas comemorativas, 31 de maio (Dia Mundial sem Tabaco) e 29 de agosto (Dia Nacional de Combate ao Fumo) promove ações educativas reforçando para a sociedade os malefícios, tratamento e prevenção do Tabagismo.

COMISSÃO DE TANATOLOGIA E CUIDADOS PALIATIVOS

A A Sociedade de Tanatologia e Cuidados Paliativos de Minas Gerais (Sotamig) tem como objetivos promover e participar de encontros científicos e culturais, incentivar e ampliar o estudo, a pesquisa, o ensino e a aplicação da Tanatologia e do Cuidado Paliativo e zelar pelo respeito à ética profissional. A Sotamig oferece Curso Anual de Tanatologia e Cuidados Paliativos, de março a novembro, para profissionais e estudantes da área de saúde e das ciências humanas. Também tem 2 Grupos de Apoio ao Enlutado, GAL, que ajudam as pessoas que perderam alguém querido a fazer reflexões sobre a morte, o pós-morte, luto, sentimentos como raiva, medo e culpa, além do sentido de estarmos vivos.

COMISSÃO ELEITORAL

Cabe à Comissão Eleitoral propor medidas relativas a todo o processo eleitoral, acompanhando a execução dos pleitos e zelando pela obediência às respectivas normas.