área do associado

Parceiros

ACADEMIA MINEIRA DE MEDICINA (AMM)

A Academia Mineira de Medicina foi fundada em 16 de novembro de 1970 na sede da Associação Médica de Minas Gerais, pelo presidente Francisco José Neves. Instituição que abrigando os baluartes da medicina mineira, sugere e solicita às autoridades posicionamentos sobre temas afeitos à cultura e ao ensino médico, à saúde pública e ao exercício profissional. Também é seu objetivo responder às consultas das autoridades constituídas e preservar a história da medicina.

ASSOCIAÇÃO DE APOIO A RESIDÊNCIA MÉDICA DE MINAS GERAIS (AREMG)

A Associação de Apoio a Residência Médica de Minas Gerais foi fundada em novembro de 2002 por médicos representantes de instituições ligadas à residência médica. Sua finalidade é estimular a residência médica em Minas Gerais, contribuindo para a melhoria da qualidade de seus programas e a formação profissional. A Aremg apoia as atividades da Comissão Estadual de Residência Médica de Minas Gerais – Cerem-MG, e das instituições associadas que oferecem programas de residência médica. Entre as atividades desenvolvidas destacam-se: realização de processo seletivo unificado para residência médica, promoção de cursos de aperfeiçoamento para residentes e preceptores, assessoria e apoio as instituições para credenciamento de novos programas de residência médica e manutenção dos programas existentes.

SOCIEDADE DOS ACADÊMICOS DE MEDICINA DE MINAS GERAIS (SAMMG)

Fundada em 18 de junho de 1993, a Sammg é um departamento científico acadêmico da AMMG, representa e visa beneficiar todos os seus associados. Dentre seus principais objetivos, destaca-se o enriquecimento e aprimoramento da formação médica. Por isso, a sociedade trabalha com uma agenda científica anual atualizada, que visa promover eventos no formato de simpósios, debates, discussões e palestras para atualização e aprofundamento em temas que permeiam a área da medicina, sejam eles científicos, culturais, políticos ou sociais. Além de eventos dessas modalidades, são promovidas ações práticas de assistência à população, sempre com a supervisão de médicos das sociedade médicas envolvidas. Ao longo de seus 22 anos, a Sammg tem crescido quanto as realizações e quanto ao reconhecimento perante os acadêmicos e as entidades médicas, interessados em contribuir com a qualidade da formação dos médicos em Minas Gerais e com o futuro do cenário profissional no país.

SOCIEDADE DOS MÉDICOS ESCRITORES DE MINAS GERAIS (SOBRAMES MG)

A entidade, sem fins lucrativos, é formada por médicos e colaboradores, cujos princípios se baseiam na solidariedade humana, no respeito entre os povos e a sua história. Por meio do estímulo à produção de todas as modalidades de literatura, promove a preservação da memória cultural e da brasilidade, resgatando a evidência e o atrativo do que há de mais legítimo e relevante entre as ‘gentes’ de Minas Gerais.