Conselho Brasileiro de Oftalmologia alerta para a importância dos cuidados com a visão na prática de atividades físicas
Você sabia que a prática de esporte deveria ser precedida de exames oftalmológicos para verificar eventuais deficiências e corrigi-las da melhor forma para oferecer ao atleta bem-estar e chances de alcançar melhores resultados? Este é um dos eixos da campanha “Visão no Esporte”, lançada pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO). Neste ano, o ápice da iniciativa ocorrerá em 16 de março (sábado), a partir das 10 horas. No canal do CBO no YouTube, médicos, gestores e atletas se reunirão para debates, aulas e depoimentos, esclarecendo dúvidas do público sobre o tema. A Associação Médica de Minas Gerais apoia essa campanha.
CONFIRA MAIS DETALHES, AO CLICAR AQUI
O evento online apresentará uma programação abrangente, que aborda desde preocupações relacionadas a atletas amadores e praticantes de exercícios físicos em geral, até cuidados específicos voltados para atletas de alta performance. De acordo com a presidente do CBO, Wilma Lelis, a campanha “Visão no Esporte” representa “uma oportunidade para conscientizar os brasileiros sobre a importância de integrar os cuidados com a visão nos esquemas de atenção à saúde exigidos por qualquer prática esportiva”.
Programação – Com uma variedade de temas cuidadosamente selecionados para alcançar diversos públicos, a campanha “Visão no Esporte” também promoverá debates sobre políticas públicas em torno do tema. Entre os participantes, estão previstas as presenças de representantes do Ministério do Esporte e do Ministério Público Federal, além de porta-vozes de entidades médicas, confederações esportivas de diversas modalidades e especialistas no assunto.
“Essas discussões têm como objetivo identificar alternativas para ampliar o acesso da população aos serviços oftalmológicos, visando proporcionar maior segurança à saúde dos praticantes esportivos”, lembra Cristiano Caixeta Umbelino, coordenador da campanha em 2024. Segundo ele, além dessa ação estratégica, o projeto quer falar com a população, orientando-a sobre os cuidados a tomar antes de praticar exercícios. “Para isso, contamos com porta-vozes convidados, que abraçaram essa causa”, disse.
No caso, o coordenador se refere a atletas de renome nacional e internacional que gravaram depoimentos falando sobre o tema. Entre os que emprestaram sua imagem e voz para a “Visão no Esporte”, estão: Bianca Ameixeiro (vice-campeã nos Jogos Pan-Americanos e campeã da Copa do Mundo de patinação artística), Caio Bonfim (medalhista nos Jogos Pan-Americanos e no Campeonato Mundial de Atletismo em marcha atlética), Marcus D´Almeida (arqueiro número 1 do mundo, campeão da Copa do Mundo de tiro com arco e medalhista nos Jogos Pan-Americanos), Rafael Silva (medalhista olímpico de judô), Norma Dumont (lutadora do UFC), e Oscar Schmidt (ex-jogador de basquete, campeão mundial e pan-americano).
Temas – Durante a programação, no dia 16 de março, além dos atletas, também terão participação influenciadores e médicos especialistas que abordarão a relação entre saúde ocular e esporte. Os temas incluirão a importância do acompanhamento oftalmológico, a adoção de hábitos saudáveis e os cuidados com a visão durante a prática de atividades físicas. Além disso, serão discutidos assuntos como primeiros socorros em casos de trauma ocular, avaliação de atletas de alta performance e o papel das equipes multidisciplinares nesses cuidados.
A maratona “Visão no Esporte” será transmitida no canal oficial do CBO no YouTube em 16 de março, a partir de 10h. Para conhecer mais detalhes dessa iniciativa, basta acessar o endereço www.visaonoesporte.com.br, onde o Conselho Brasileiro de Oftalmologia apresenta a proposta, que com o engajamento de inúmeros voluntários de diversas áreas da saúde e do esporte, assim como com o apoio institucional da Johnson & Johnson MedTech.
360° Comunicação Integrada
Assessoria de imprensa do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO)
Contatos: (61) 99345-3113 – Jackelyne Amaral| (61) 98144-2628 – Paulo Henrique
E-mail: oftalmologia@360comunicacao.com