área do associado

‘Retratos’ em exposição

‘Retratos’ em exposição

O Espaço Cultural Otto Cirne recebe, em março, as obras do artista plástico Amaury Rausch Mainenti. Com a exposição intitulada ‘Retratos’, Mainenti traz sua sensibilidade ao retratar crianças e adultos em suas mais diversas fases e também em um autorretrato, usando as técnicas óleo sobre tela e carvão sobre Canson. “Gostaria de mostrar um pouco mais dessa pintura retratista, que foi muito usada antes do surgimento da fotografia. Mas não há máquina fotográfica que substitua a elegância de um retrato a óleo, especialmente para decoração de escritórios. E olha que sou fotógrafo há anos.”

O expositor, mineiro nascido em Belo Horizonte, conta que o interesse pelas artes surgiu ainda na infância, desenvolvendo sua pintura, ao longo do tempo, de maneira natural e autodidata. “Sempre desenhei muito e na escola a professora de artes me chamava de prodígio. Excessos carinhosos de professora incentivadora!”.

Mesmo com a veia artística, o mundo acadêmico ocupa um grande espaço em sua vida e duas graduações foram concluídas, uma em Direito e outra em Ciências Contábeis. “Atuo como advogado tributarista, sou professor universitário e tenho a pintura como uma paixão”, completa Mainenti.

Anestésico mental

Ele explica que a arte funciona como um ‘anestésico mental’, que o ajuda a ter paciência para facear os desafios da profissão de advogado. Também é um entusiasta da pintura e restauração de imagens sacras, oficio que seu avô e pai, Alfredo e Amaury Mainenti, respectivamente, dedicaram-se desde o ano de 1930. Além dessas raízes familiares, o artista conta que a vontade de restaurar imagens sacras surgiu a partir de um trabalho de restauração, feito por ele a pedido de um familiar. “Nesse tipo de trabalho é  buscada a preservação da originalidade da obra, em respeito ao artífice original”, destaca o artista.

Sobre os artistas que admira, em 2004 os mineiros Euclides Bottaro e Marcelo Bottaro tiveram contato com os seus quadros e passaram a incentivá-lo. “Depois de colher preciosas lições de pintura com esses mestres, comecei a desenvolver as minhas técnicas e atualmente continuo a estudar, lendo livros de arte que ajudam a compreender, por exemplo, a obra de Monet.”

Até quanto ver

As obras que farão parte do acervo ‘Retratos’ ficam à mostra até o final do mês de março, de 8h às 21h, de segunda a sábado. Os quadros não serão comercializados, mas interessados podem entrar em contato com o autor para a realização de obras sob encomenda.

O Espaço Cultural Otto Cirne está localizado no hall de entrada do Centro de Convenções e Eventos da Associação Médica de Mina Gerais e é destinado à exposição de obras de arte de autoria de associados e seus dependentes.

Contatos

Médicos não associados e artistas não médicos podem utilizar o espaço, dependendo da disponibilidade na agenda. Interessados devem entrar em contato com a Assessoria de Comunicação, pelo telefone (31) 3247 1608 ou e-mail comunicacao@ammg.org.br.

COMPARTILHE
Navegue

Posts Relacionados