PRONUNCIAMENTO OFICIAL SOBRE FISCALIZAÇÕES SENSACIONALISTAS
Casos notórios recentes trouxeram à tona um problema crescente: a fiscalização sensacionalista realizada por agentes do Executivo e Legislativo. O tema é de extrema preocupação para o Conselho Superior das Entidades Médicas de Minas Gerais (COSEMMG), formado pelo Conselho Regional de Medicina de Minas Gerais (CRM-MG), pela Associação Médica de Minas Gerais (AMMG), pelo Sindicato dos Médicos de Minas Gerais (SINMED-MG) e pela Academia Mineira de Medicina.
Essas ações, conduzidas sem critérios técnicos, expõem profissionais de saúde e pacientes, desrespeitam a legislação e não contribuem para a solução dos reais desafios da saúde pública.
O COSEMMG reforça que a fiscalização é fundamental para garantir a qualidade do atendimento e a segurança dos pacientes. No entanto, ela deve ser realizada por órgãos competentes, de maneira técnica e com foco em melhorias concretas.
O uso dessas visitas como ferramenta de autopromoção ou espetáculo midiático distorce a realidade e ignora os verdadeiros problemas estruturais, além de promover um intenso desestímulo para o ingresso de novos profissionais, ou seja, contribui, na verdade, para o agravamento da situação, já sabidamente, precária.
Além disso, o COSEMMG destaca que condições de trabalho adequadas e relações trabalhistas respeitosas são fundamentais para que os médicos possam exercer sua função com segurança e qualidade. A desvalorização dos profissionais e da medicina ética compromete diretamente a assistência prestada à população.
Cada uma dessas entidades tem acompanhado de perto os casos recentes dentro de suas esferas de competência, atuando para garantir o respeito aos profissionais e a boa prática médica.
Defendemos uma fiscalização responsável e orientada para resultados efetivos, garantindo que a saúde pública avance de forma digna e estruturada. Seguimos atentos e atuantes na defesa da boa medicina em Minas Gerais
Conselho Superior das Entidades Médicas de Minas Gerais (COSEMMG): Conselho Regional de Medicina de Minas Gerais (CRM-MG), Associação Médica de Minas Gerais (AMMG), Sindicato dos Médicos de Minas Gerais (SINMED-MG) e Academia Mineira de Medicina.