Aconteceu no dia 13 de dezembro, no Programa de Saúde da Família Paraíso, em Cataguases, o encontro do Programa Nacional de Controle ao Tabagismo com celebração de mais uma turma que venceu o vício do tabaco.
De acordo com o presidente da Sociedade de Medicina de Cataguases (SMCC), Joseph Freire, foram três grupos com 20 pessoas, desse total cerca de 35% conseguiu parar de fumar. “Os participantes são acompanhados durante três meses, com frequência de uma vez por semana, por meio de terapias em grupo, palestras com médicos, dentistas, psicólogos, nutricionistas, enfermeiros, educadores físicos e outros profissionais de saúde. A importância do combate ao tabagismo é fundamental. Sabemos que o cigarro diminui a expectativa de vida do homem em doze anos e da mulher em 11. Ele também causa diversas doenças como câncer, enfisema pulmonar, dentre outros.”
O cadastro é feito toda a terça-feira na UBS Paraíso, as 16h, de acordo com a ordem de chegada. O programa é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde de Cataguases com o apoio da SMCC e do Ministério da Saúde, sobre a coordenação de Freire. De acordo com o médico, parar de fumar sem nenhuma ajuda é muito difícil. E iniciativas como estas trazem um grande sucesso ao objetivo maior. “É preciso ter um acompanhamento multidisciplinar, pois tratar a dependência química não é tarefa fácil. Damos toda a ajuda com informação, medicamentos, terapias e acompanhamento online.”
Mais informações: (32) 99911 8262