Os primeiros socorros e o tratamento adequado fazem toda a diferença para uma recuperação ágil no caso de queimaduras! A Associação Médica de Minas Gerais e a Associação Brasileira de Queimaduras alertam:
🔥 Cuidado ao mexer com produtos abrasivos como o álcool;
🔥 Panelas devem ter seus cabos virados para dentro do fogão;
🔥Guarde fora do alcance de crianças produtos químicos;
🔥 Não faça uso de receitas caseiras para tratar as queimaduras;
🔥 Busque emergência médica em caso de queimaduras leves;
🔥Chame o SAMU em caso de queimaduras graves;
Ações no dia-a-dia podem evitar grandes tragédias. Durante a primeira quinzena de junho, a sede da AMMG estará iluminada para chamar a atenção sobre o tema.
Sobre a Campanha
Alerta: 92% dos acidentes com queimaduras ocorrem com crianças dentro de casa Junho Laranja, Campanha da Sociedade Brasileira de Queimaduras, chama atenção para os alarmantes dados de acidentes domésticos Em alusão ao 6 de junho, Dia Nacional de Luta Contra Queimaduras, a
Sociedade Brasileira de Queimaduras (SBQ) promove, durante todo o mês, a campanha Junho Laranja como forma de chamar a atenção das pessoas para a prevenção de acidentes. Anualmente, cerca de um milhão de brasileiros sofrem queimaduras.
Neste ano, o slogan será Queimaduras. Na minha casa não!, com foco na prevenção de acidentes domésticos, visto que 70% dos casos com queimaduras ocorrem neste ambiente, tendo crianças (92%) e idosos (84,4%) como principais vítimas. “Temos que trabalhar a educação para todas as idades. Ensinar os responsáveis a prevenir queimaduras nas crianças e ensinar elas também a se cuidarem. Chamar a atenção para o cuidado com os idosos, porque, com eles, os acidentes acabam acontecendo mais em razão da perda de força e alterações cognitivas”, observa a vice-presidente da SBQ, Kelly de Araújo.
Para isso, a campanha será dividida em blocos, com foco nos públicos mais vulneráveis: crianças, idosos e pessoas com deficiência. Inclusive, há a previsão de lançar um concurso de desenhos para incentivar os pequenos a pensarem sobre os itens de perigo dentro de casa. Toda temática será trabalhada em lives, simpósios, postagens em redes sociais e eventos presenciais promovidos por ligas acadêmicas associadas à SBQ e diretorias regionais.
Kelly de Araújo lembra da importância de a sociedade como um todo participar dessa campanha. “Quando falamos em prevenção, temos que pensar em legislação, daí a importância de dialogar com o governo; pensar em tecnologia de produtos e nos acidentes que podem ocorrer no trabalho”, enumera,
destacando, ainda, a importância de organizações não governamentais.
Entre os apoiadores da campanha estão a Associação Médica Brasileira, as sociedades brasileiras de Pediatria e de Cirurgia Plástica, o Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), a Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel), os Escoteiros do Brasil, o Atlético Mineiro e a Associação Médica de Minas Gerais que iluminam de cor laranja suas sedes. A campanha conta, ainda, com patrocínio da Monlynck, empresa líder de soluções e produtos médicos a nível mundial. Confira a programação: https://sbqueimaduras.org.br/junho-laranja
Dados do Ministério da Saúde apontam que:
- Ocorre cerca de um milhão de queimaduras anualmente no Brasil;
- Queimaduras provocam 19.772 mortes entre 2015 e 2020 no Brasil:
53,3% delas por queimaduras térmicas e 46,1% por queimaduras elétricas. - Contribuem para o desfecho desfavorável em países de baixa renda:
campanhas ineficazes de prevenção, insuficiência de dados epidemiológicos;
profissionais do atendimento inicial sem treinamento qualificado ou
conhecimento do protocolo básico, falta de acesso amplo à população. - Infância:
- O público pediátrico foi o responsável por 18,4% das internações em 2018 no
Brasil. - Nos primeiros 4 meses de 2021, mais de 6 mil crianças e adolescentes foram
internados no SUS em razão de queimaduras. - As queimaduras ocupam o 4o lugar por causa de óbito entre crianças no Brasil.
Fonte: Sociedade Brasileira de Queimaduras