área do associado

Tudo sobre a gestação

Tudo sobre a gestação

10 mitos e verdades sobre gestação

 

Especialista esclarece as principais dúvidas de cada etapa

 

O sonho da maternidade, ao mesmo tempo em que cria uma atmosfera encantadora na imaginação das famílias, pode carregar um sentimento de insegurança, provocado por crendices populares e informações imprecisas que circulam na internet. Para as mães de primeira viagem, a médica Dra Inessa Beraldo, presidente da Associação de Ginecologistas e Obstetras de Minas Gerais, esclarece o que é mito e o que é verdade.

Para quem pensa que a gestação começa a partir do resultado positivo do exame de sangue ou até mesmo do popular exame de farmácia, Dra Inessa ressalta que o ideal é preparar o corpo e a mente da mãe para o turbilhão de transformações que ocorrem com a gravidez.

“A gestação é um processo de transformação para a mãe. É fundamental o acompanhamento de um obstetra para sanar todas as dúvidas e assegurar que a gestante tenha mais tranquilidade e segurança neste momento. Ele é o profissional responsável por dar todas as orientações e fazer o mapeamento de possíveis fatores de risco para que a gestação seja um momento especial para toda a família”, afirma Dra Inessa.

Agora, confira o que é mito e verdade:

 

A ingestão de ácido fólico pode prevenir má formação do bebê?

Verdade

A orientação é que o tratamento seja iniciado no mínimo 30 dias antes de engravidar e continuar até o final do primeiro trimestre da gestação. O ácido fólico é uma vitamina do complexo B que previne problemas no fechamento do tubo neural, que dá origem ao cérebro e medula espinhal.

 

Métodos contraceptivos podem afetar a fertilidade de forma definitiva?

Mito

Mulheres que param com o uso de métodos contraceptivos conseguem engravidar. Após um ano da interrupção, a capacidade de engravidar pode se igualar a de mulheres que não usam métodos contraceptivos.

 

Grávida não pode ter relações sexuais?

Mito

A relação sexual não causa problemas ao bebê. Ela só deve ser evitada em caso de recomendação médica.

 

A alimentação da gestante afeta o desenvolvimento do bebê?

Verdade

Para a formação dos ossos e sangue do feto, bem como para prevenir anemia materna é importante uma alimentação balanceada. A gestante deverá ingerir vegetais, frutas, carne bovina, frango, fígado, ovos, peixes, feijão, grão de bico, lentilha, ervilha, cereais, azeite, leite e derivados.

 

É possível saber o sexo do bebê pelo formato da barriga?

Mito

Não há comprovação científica para essa relação. Para saber o sexo do bebê, há inúmeros exames com resultados extremamente seguros.

 

Grávida não pode tomar café?

Depende

O uso exagerado de cafeína tem sido associado à alterações fetais. Portanto, o consumo em pequenas quantidades, até 2 xícaras por dia, é permitido. É importante lembrar que outros alimentos como chá, chocolate, refrigerantes e energéticos também contém cafeína.

 

Há consumo seguro de bebida alcoólica para grávida?

Mito

O álcool é proibido durante toda a gestação pelo risco de má formação do bebê.

 

Grávida não pode fazer exercício físico?

Mito

É recomendada a prática de exercícios físicos desde que a gestante não tenha nenhum tipo de restrição.

 

Alguns alimentos podem aumentar a produção de leite?

Mito

A produção de leite materno se dá pelo estímulo do bebê e esvaziamento da mama.

 

A aréola produz um óleo que hidrata e protege os mamilos?

Verdade

E o uso de sabonete e gel de banho podem eliminar essa proteção natural que evita a secura e a irritação.

 

SOBRE A SOGIMIG

 

A Associação de Ginecologistas e Obstetras de Minas Gerais é uma entidade filiada à Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO). Possui cerca de 2.000 associados e trabalha para a atualização científica e para a defesa e a valorização dos profissionais da área.

——————————–

Flávio Amaral/Assessoria de Imprensa Sogimig

+Inovação | Comunicação e Estratégias Inteligentes

COMPARTILHE
Navegue

Posts Relacionados