área do associado

CMGO 2023 foi destaque

CMGO 2023 foi destaque

CMGO 2023

Convidados internacionais, apresentações de pesquisas  e novas tecnologias foram alguns dos destaques da 15ª edição do Congresso.

 

Cerca de 750 médicos, residentes e estudantes participaram do 15º Congresso Mineiro de Ginecologia e Obstetrícia, na última semana, em Belo Horizonte. Ao longo de quatro dias, cerca de 100 palestrantes participaram de 29 mesas-redondas. A programação também contou com 6 cursos avançados, 12 simulações, 5 conferências, além de updates e discussões.

Para a presidente da SOGIMIG, Inessa Beraldo, empossada na noite de sexta-feira (5/6), o evento cumpriu com a função de capacitar profissionais e compartilhar informações de qualidade com médicos, residentes e estudantes.

“Estou muito satisfeita com o resultado do Congresso! Foi um trabalho desenvolvido há meses por toda a equipe SOGIMIG, juntamente com diversos parceiros. Buscamos temas relevantes que pudessem somar conhecimento aos ginecologistas, obstetras, residentes e estudantes”.

Inessa ainda destacou a junção com a Jornada Infanto-Puberal e com a Jornada de Mastologia, o que facilitou o acesso às informações por parte dos visitantes, além de agregar valor ao evento.

Entre os destaques da programação, estão palestrantes internacionais, apresentação de pesquisas e novas tecnologias para gerar maior assertividade no diagnóstico e tratamento dos pacientes.

No primeiro dia, o psiquiatra Jairo Bouer destacou a necessidade do atendimento humanizado a crianças e adolescentes, a importância do acolhimento e como a relação com a tecnologia está impactando a vida deles.

“Temos que tomar cuidado com a forma com que conversamos com elas porque têm resistência à figura da autoridade. Ter uma comunicação mais horizontalizada e se mostrar como uma pessoa com quem ela possa se abrir, se sentir confortável e acolhida, facilitará o atendimento”.

Em outra apresentação no evento, ele conversou com os participantes sobre a importância do acolhimento de jovens com distúrbios de ansiedade e depressão, sexualidade em tempos de diversidade e uso de álcool e outras substâncias.

“O comportamento do jovem hoje é um desafio para profissionais da saúde em todas as áreas. O ginecologista, ao perceber algo na vida dessa menina, pode interferir, seja fazendo o encaminhamento ao especialista ou chamando os responsáveis para discutir a questão. Estar atento e criar um espaço seguro para a paciente pode gerar uma abertura importante”.

Ainda no primeiro dia do Congresso, um dos diretores da SOGIMIG, Eduardo Cândido, anunciou o resultado das premiações de trabalhos científicos. Veja quem foram os vencedores:

 

Prêmio Lucas Machado:

Mário Dias Correa-Junior

Preeclamsia among women with COVID-19 during pregnancy and its impact on maternal and perinatal outcomes: Results from a national multicenter study on COVID, in Brazil, the REBRACO initiative

 

Prêmio Clóvis Salgado:

 

Marcio Alexandre Hipólito Rodrigues

Post-COVID-19 syndrome in a sample of climacteric women living in Latin American

 

Tema Livre

 

Gabriel Lage Neves

Exenteração pélvica total e colostomia úmida em uma paciente com câncer cervical recidivado: relato de caso e revisão de literatura

 

 

Anelise Oliveira de Morais

Chikungunya na gestação: alerta para repercussões maternas graves a partir de relatos de casos clínicos

 

No dia seguinte, o médico chileno Juan Blümel apresentou a conferência Pesquisa da Saúde da Mulher na América Latina e participou da mesa-redonda Evidências da Terapia Hormonal na prevenção de déficits cognitivos. Segundo Blümel, fazer atividade física, ter boa alimentação e melhorar a saúde mental são ações que permitem um envelhecimento

mais saudável. Além disso, a Terapia Hormonal também preenche um espaço, melhorando a qualidade de vida. Blümel ainda explicou como o estrogênio pode ser um fator que ajude nesse processo por meio da eliminação de radicais livres ligados ao envelhecimento.

 

 

O médico argentino Fernando Neuspiller foi um dos destaques do terceiro dia do CMGO. Ele participou da mesa-redonda Medicina Reprodutiva para o Ginecologista e falou sobre Novas Tecnologias na FIV.

 

“O futuro é muito promissor no que se refere a modificar o impacto da idade na reprodução feminina e masculina. Provavelmente, nos próximos dez anos, será possível mudar o paradigma do envelhecimento na saúde reprodutiva”, destacou.

 

 

No último dia da 15ª edição do CMGO, o médico e vice-presidente do Hospital Israelita Albert Einstein, Sérgio Podgaec, durante o update sobre Endometriose, falou sobre a nova Classificação AAGL 2021: motivos para seu uso rotineiro em relação às classificações anteriores.

 

Segundo Podgaec, com essa classificação o médico consegue ter elementos importantes para o perfil da doença e o grau de avanço – infiltração e órgãos acometidos. Assim, os médicos conseguem se preparar, juntamente com a equipe, para que a patologia seja corrigida com maior assertividade.

 

SUCESSO

 

Veja comentários de participantes:

 

“Participo do Congresso há anos. Além de aprender com os colegas, um aspecto muito importante é a troca de experiências. Entre os destaques, a palestra do Jairo Bouer foi de extrema importância para melhorar a nossa relação com as novas gerações.”Ataíde Júnior, ginecologista obstetra

 

“Venho todo ano ao Congresso para ver o que está sendo discutido, as novidades, o que é polêmica. É importante se manter atualizado. Além disso, é uma oportunidade de rever os colegas.”Eliane Motta Castanheira, ginecologista

 

“Como médica, tenho que levar outras experiências para o consultório. Essa é uma ótima fonte de informação. Acabei de sair de um estágio de neuro e acho que essa soma de experiências, no momento em que estou, conta muito para a minha formação.”Iolanda Milagres, estudante do 6º período

 

“A SOGIMIG é uma grande parceira da Sociedade Mineiro de Pediatria e sempre escolhe temas instigantes para a programação. Parabéns! O aprimoramento técnico e o compartilhamento de experiências me motivaram a participar. Destaco os temas relacionados à gestação, ao atendimento ao bebê na sala de parto e na fase da adolescência.”Márcia Machado, pediatra

 

“Este ano a SOGIMIG preparou um grande Congresso para nós. Temas muito interessantes foram apresentados e foi uma importante oportunidade para atualização técnica para os médicos.” Stephanie Quaresma, ginecologista obstetra

 

CMGO 2024

 

Acompanhe as mídias sociais da SOGIMIG e fique por dentro de todas as notícias sobre o XVI Congresso Mineiro de Ginecologia e Obstetrícia, além das outras ações promovidas pela entidade.

Site: www.sogimig.org.br

Instagram: @sogimig

Facebook: /sogimig
YouTube: /sogimig

 

SOBRE A SOGIMIG

 

A Associação de Ginecologistas e Obstetras de Minas Gerais é uma entidade filiada à Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO). Possui cerca de 2.000 associados e trabalha para a atualização científica e para a defesa e a valorização dos profissionais da área.

 

Flávio Amaral/Assessoria de Imprensa Sogimig

+Inovação | Comunicação e Estratégias Inteligentes

COMPARTILHE
Navegue

Posts Relacionados