área do associado

Março lilás e amarelo

Março lilás e amarelo

Conscientização sobre endometriose e câncer de colo de útero

Associação de Ginecologistas e Obstetras de Minas Gerais alerta para a importância do diagnóstico precoce e prevenção

 

No Brasil, uma em cada dez mulheres sofre com a endometriose e cerca de 15 mil mulheres receberão o diagnóstico de câncer de colo de útero em 2023, segundo dados do Ministério da Saúde. Para os médicos especialistas e integrantes da Associação de Ginecologistas e Obstetras de Minas Gerais (Sogimig), Adriana Lucena e Eduardo Cândido, esses números são um alerta para a importância do diagnóstico precoce e do tratamento adequado das doenças.

Por ser complexa e apresentar sintomas variados, a endometriose deve ser cogitada quando da presença de fortes dores na região pélvica, bem como desconforto nas relações sexuais. Desta forma, havendo diagnóstico precoce, é possível reduzir os possíveis efeitos da doença que pode ser progressiva e comprometer a qualidade de vida das pacientes. Com origem multifatorial, a doença é um distúrbio que promove o desenvolvimento anormal do tecido endometrial – camada interna do útero – em outras partes do corpo como ovários, tecido que reveste a parte interna do abdome, chamado peritônio e até mesmo, intestinos e bexiga. O tratamento consiste no acompanhamento médico adequado, pela utilização de terapias medicamentosas e cirurgia, a depender do estágio da doença e das características da paciente.

O médico Eduardo Cândido alerta que até 30% das mulheres que chegam ao consultório com queixas de dor crônica na região pélvica podem ter a doença e 50% das pacientes com endometriose, também podem estar inférteis: “o diagnóstico precoce e o correto acompanhamento e tratamento por uma equipe especializada e multiprofissional, podem trazer melhoria da qualidade de vida para a paciente. Até para aquelas que desejam engravidar, é possível se avaliar condições terapêuticas a fim de que se aumentem as chances de uma possível gestação”.

O câncer de colo de útero é uma doença silenciosa, causada por alguns tipos de Papilomavírus Humano – HPV. Esse tipo de câncer ocupa a terceira posição entre os mais frequentes em países de média renda como o Brasil, apesar de poder ser prevenido por práticas sexuais seguras, com o uso de métodos de barreira, como os preservativos masculino e feminino, acompanhamento com o ginecologista para realização do exame preventivo e, mais recentemente, pela vacina contra o HPV. Quando em estágios mais avançados, o tratamento pode incluir cirurgia, radioterapia e quimioterapia.

Segundo a médica Adriana Lucena, a taxa de cura da doença pode chegar a 95% desde que se tenha um diagnóstico ainda em fase inicial: “a vacinação é a melhor forma de prevenção e até erradicação desta doença! Além disso, é muito importante ir ao ginecologista periodicamente e fazer o exame citopatológicos, popularmente conhecido como Papanicolau”.

Conforme calendário do Ministério da Saúde, meninos e meninas de 9 a 14 anos podem tomar a vacina contra HPV na rede pública de saúde. Mulheres adultas, apesar de não incluídas no Programa Nacional de Imunização (PNI), podem receber a vacina até os 45 anos de idade.

 

IX Colpominas

Entre as ações previstas para o março lilás e amarelo, a Sogimig apoia a 9ª Jornada de Patologia do Trato Genital Inferior e Colposcopia, que será promovida nos dias 24 e 25 de março, no Centro de Convenções e Eventos da Associação Médica de Minas Gerais, em Belo Horizonte. Para mais informações, acesse www.abmeducacaopermanente.org.br.

Endometriose e câncer de colo de útero – perguntas frequentes:

O que é endometriose?

É a presença de tecido endometrial (tecido que reveste a parte interna do útero e que descama durante o período menstrual) em outros tecidos ou órgãos, que não o interior do útero (ovários; peritônio; intestinos; bexiga, dentre outros).

Quais os principais sintomas da endometriose?

Dor crônica na região pélvica principalmente no período menstrual e nas relações sexuais.

 

Mulheres com endometriose podem ter dificuldade para engravidar?

Sim, mas o diagnóstico precoce e o tratamento adequado podem tornar a gestação possível.

 

A endometriose tem tratamento?

Sim. Existem diversos tratamentos a depender do estágio da doença e das características e expectativas da paciente.

Há cura para os tipos de HPV que provocam câncer de colo de útero?

Não. Eles podem permanecer no organismo por tempo indeterminado.

 

Câncer de colo de útero tem cura?

Depende do grau da doença no momento do diagnóstico.

 

O uso de preservativo previne a contaminação pelo HPV?

Depende. Protege contra o contágio do colo do útero. Já para os vírus que estão presentes na região genital externa o preservativo não garante a proteção.

 

Somente jovens que ainda não iniciaram a vida sexual podem tomar a vacina contra HPV?

Não. Porém, o nível de proteção diminui conforme o avanço da idade.

 

O câncer de colo de útero tem algum sintoma?

Trata-se de uma doença silenciosa e somente quando está em estágio mais avançado ela pode provocar dor e sangramento.

 

Sobre a Sogimig

A Associação de Ginecologistas e Obstetras de Minas Gerais é uma entidade filiada à Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO). Possui cerca de 2 mil associados e trabalha para a atualização científica e para a defesa e a valorização dos profissionais da área.

 

Flávio Amaral

Assessoria de imprensa Sogimig

(31) 9 9235-9531 | flavio@maisinovacao.com.br

+Inovação | Comunicação e Estratégias Inteligentes

 

 

COMPARTILHE
Navegue

Posts Relacionados