A Sociedade Mineira de Terapia Intensiva (SOMITI) vem externar seur epúdio quanto ao anúncio publicação de edital para criação de 5.700vagas em 95 cursos de Medicina, autorizadas pelo Governo Federal em anúncio de outubro de 2023.
Para suprir a demanda de atendimento não são necessários mais médicos, mas sim a garantia da devida qualificação destes, nos vários cursos já existentes. Nosso país deve investir na qualidade, e não na quantidade, possibilitando aos profissionais bons estágios, com foco em teoria e prática, além de preceptores bem preparados e em número suficiente para atender a cada aluno da forma adequada.
É necessário ainda investimento nos equipamentos, maquinários e instrumentos de trabalho, muitas vezes escassos, que possibilitem a devida prestação de serviços.
Além disso, é essencial a garantia de remuneração adequada, com reconhecimento empregatício, piso condizente com a natureza e responsabilidade do trabalho prestado, e o devido incentivo de deslocamento às áreas mais remotas do Brasil.
A Sociedade Mineira de Terapia Intensiva (SOMITI), atenta a todos estes fatores e preocupada com a qualidade de formação dos profissionais da área, externa sua preocupação em relação a tais medidas, e reitera seu compromisso de oferecer à sociedade atendimento médico de qualidade.
Belo Horizonte, 26 de outubro de 2023.
Associação Médica de Minas Gerais e Sociedade Mineira de Terapia Intensiva