Grandes quadros compõem oratórios com toda a religiosidade do artista plástico Ricardo Campolina. Pela segunda vez no Espaço Cultural Otto Cirne, ele apresenta, durante todo o mês de agosto, trabalhos em madeira, cerâmica, papel, pintura acrílica, colagens, materiais reciclados e douramento, técnica que utiliza folha de ouro.
Sobre o artista
Graduado em oftalmologia, aprofundou-se na minuciosa prática da cirurgia ocular. “Sou oftalmopediatra de profissão, mas meu gosto pelas artes é anterior à medicina.” Autodidata, durante e pós pandemia da Covid-19, cursou desenho, pintura, doramento em arte sacra e cerâmica, aprendizados que lhe renderam imagens revestidas com tecidos, bijuterias retalhos de renda e outros reciclados.
A inspiração para produzir peças sacras vem, segundo Campolina, da imagem de Nossa Senhora, assim como da Sagrada Família. Ela afirma que constrói um sacro que não seja tão normativo e engessado, o que fica comprovado ao trazer uma nova roupagem aos santos feitos de resina, por exemplo. “As compro em São João Del Rei e as visto com a minha arte”, completa.
Também o inspira os caminhos pelos quais percorreu e ainda percorre, seja se dedicando à medicina ou à arte. “Tudo tem uma história, todo trabalho meu vem de uma recordação, coisas que trago de viagens, especialmente de artistas mineiros.” Ele tem um apreço pelas cidades históricas como Ouro Preto, Mariana, Congonhas e tantas outras em Minas Gerais.
Criações
Criando no ateliê em sua própria casa, o médico artista aproveita o tempo após o expediente no consultório e diz não ter um estilo fixo: “Considero-me um santeiro com estilo próprio e um pé no barroco, e posso garantir que nunca vi um quadro semelhante aos meus”. Ainda sobre os santos, doou a primeira imagem de Nossa Senhora da Divina Providência para a igreja de Santa Efigênia, em Nova Lima.
Até quando ver
A mostra ‘Devoção e arte’, com peças a serem comercializadas, fica em exposição até o final de agosto, de 8h às 21h, de segunda a sábado. O Espaço Cultural Otto Cirne está localizado no hall de entrada do Centro de Convenções e Eventos da Associação Médica de Mina Gerais e é destinado à exposição de obras de arte de autoria de associados e seus dependentes.
Médicos não associados e artistas não médicos podem utilizar o espaço, dependendo da disponibilidade na agenda. Interessados devem entrar em contato com a Assessoria de Comunicação, pelo telefone (31) 3247 1608 ou e-mail comunicacao@ammg.org.br.
Instagram: @devocaoearte
Fotos: Léo Miranda





