Exposição de Novembro

Exposição de Novembro

‘Otto Cirne’ abriga ‘A inquietude da natureza’

Quadros nas técnicas mista e óleo sobre tela são abrigados pelo Espaço Cultural Otto Cirne durante o mês de novembro. Com a exposição ‘A inquietude da natureza’, Dulce D’Assunção apresenta galhos, flores, plantas, florestas, sementes e caminhos empoeirados que, segundo ela, refletem o momento em que consegue pintar somente esse tipo de imagem.

A artista plástica iniciou sua trajetória no mundo das artes ainda criança. Observando o manejo com as tintas de uma das freiras do colégio onde estudava, surgiu o interesse. Do alto dos seus sete anos de idade, ainda não poderia cursar as aulas de educação artística, no entanto a freira a deixou pintar sem acompanhamento acadêmico.

D’Assunção afirma que seu lado artístico sempre tomou conta de sua vida e, mesmo com outras atividades, deu até aulas de pintura para crianças. “Deixei minha família satisfeita com minha formação e depois fui me dedicar ao que eu realmente gostava: arte.” Para esta exposição, grande parte das telas foi produzida durante o período da pandemia, sendo pensadas uma a uma.

Com estilo que mescla o clássico e contemporâneo, seus quadros também foram vistos em galerias Brasil afora. “Com minha base autodidata, pude aperfeiçoar minha técnica em um curso de artes visuais para poder, inclusive, lecionar. Hoje dou aulas específicas como, por exemplo, indicando o caminho que cada pessoa vai seguir artisticamente.”

O principal motivo de sua inspiração é a natureza. Dulce D’Assunção leva para a tela, mesmo de maneira abstrata, as paisagens por onde passa. Entre os brasileiros que admira nas artes estão Benigno Ribeiro e Fernando Medeiros. “Gosto ainda dos europeus Claude Monet e Vincent van Gogh. Monet por retratar a natureza e van Gogh pela loucura surrealista.

‘A inquietude da natureza’ fica em exposição até o final do mês de novembro de 8h às 21h, de segunda a sábado, e as peças serão comercializadas. O Espaço Cultural Otto Cirne está localizado no hall de entrada do Centro de Convenções e Eventos da Associação Médica de Minas Gerais e é destinado à exposição de obras de arte de autoria de associados e seus dependentes.

Médicos não associados e artistas não médicos podem utilizar o espaço, dependendo da disponibilidade na agenda. Interessados devem entrar em contato com a Assessoria de Comunicação, pelo telefone (31) 3247 1608 ou e-mail comunicacao@ammg.org.br.