Cataguases fala de prevenção
Dia 14 de setembro, a Secretaria de Saúde de Cataguases com apoio da Sociedade Médica de Cataguases (SMC) realizou uma atividade de conscientização sobre o Setembro Amarelo.
A ação aconteceu em uma Unidade Básica de Saúde do Município e alertou sobre um grave problema de saúde pública que é o suicídio.
Para o presidente da SMC, Joseph Antônio Freire, foi uma ótima oportunidade para conversar um pouco mais sobre o tema.
Em 2023, o lema da campanha ‘Setembro Amarelo’ é ‘Se precisar, peça ajuda!’. Segundo dados da Secretaria de Vigilância em Saúde divulgados pelo Ministério da Saúde em setembro de 2022, entre 2016 e 2021 houve um aumento de 49,3% nas taxas de mortalidade de adolescentes de 15 a 19 anos, chegando a 6,6 por 100 mil, e de 45% entre adolescentes de 10 a 14 anos, chegando a 1,33 por 100 mil.
As taxas variam entre países, regiões e entre homens e mulheres. No Brasil, 12,6% por cada 100 mil homens em comparação com 5,4% por cada 100 mil mulheres, morrem devido ao suicídio. As taxas entre os homens são geralmente mais altas em países de alta renda (16,6% por 100 mil). Para as mulheres, as taxas de suicídio mais altas são encontradas em países de baixa-média renda (7,1% por 100 mil).
A Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) destaca que todos devem atuar ativamente na conscientização da importância que a vida tem e ajudar na prevenção do suicídio, tema que ainda é visto como tabu. Para os profissionais de saúde e também população em geral, informar-se para aprender e ajudar o próximo é a melhor saída para lutar contra esse problema tão grave. Escuta ativa, empatia, mostrar disponibilidade e levar ao psiquiatra, profissional que sabe manejar a situação, são muito relevantes nesse momento.