área do associado

AMV debate saúde

AMV debate saúde

Médicos de Viçosa discutem condições de trabalho nos hospitais que estão colocando a população em risco

A Associação Medica de Viçosa (AMV) convocou todos os médicos da cidade e região para uma reunião que ocorreu no no dia 25 de abril para discutir as condições de trabalho, principalmente, nos hospitais. O encontro aconteceu na sede da AMV. “Esse foi um momento importante para os médicos expressarem sua opinião sobre o caos em que se encontra a saúde em Viçosa”, segundo o presidente da AMV, Fernando Januário da Silva.

De acordo com a filiada de Viçosa, além dos atrasos de pagamento dos médicos que prestam serviço nos hospitais, que chegam até a 18 meses em alguns casos, a questão que mais chamou a atenção foi a falta de equipamentos, destacando principalmente, o serviço de imagem que não funciona adequadamente. “Médicos relataram que não existe serviço de ultrassom diariamente, que a tomografia depende de laudo feito por telemedicina e que a qualidade dos equipamentos deixa a desejar, que o equipamento usado para acompanhar o trabalho de parto na maternidade não está funcionando bem, que não existe equipamento de ressonância magnética nos hospitais, dentre outros. Isso compromete significativamente os processos de diagnóstico das doenças dos pacientes assistidos pelas instituições e um melhor tratamento das doenças, colocando em risco a atividade dos médicos que lá atuam.”

Segundo relato dos médicos, os serviços de emergência sofrem com superlotação de usuários, cuja maioria traz queixas que poderiam ser resolvidos nas unidades básicas de saúde, além de escassez de recursos diagnósticos e dificuldade de acesso a avaliações especializadas, algumas delas feitas por telemedicina.

Silva pontua que as discussões estão apenas começando. “A AMV cumpre o seu papel de defender a qualidade dos serviços de saúde e as condições de trabalho dos médicos e nova reunião ficou marcada para o dia 23 de maio para aprofundar a discussão dessas questões e já convocamos de antemão todos os médicos que atuam em Viçosa para essa reunião. Ela ocorrerá na sede da AMV, Rua Dr. Milton Bandeira, 75, sala 101 e 102. Para finalizar, reconhecemos que a situação financeira dos hospitais é gravíssima e que órgãos controladores deveriam ser mais enérgicos nessa questão, mas as condições precárias de trabalho como falta de equipamentos e apoio de especialistas, aliado ao não pagamento em tempo hábil dos serviços prestados pelos médicos fazem com que muitos deles não aceitem trabalhar, devido o risco de processos judiciais por desfechos não desejados nos tratamentos. Estamos prontos para ajudar, desde que sejamos respeitados.”

Fonte: Diretoria da Associação Médica de Viçosa

COMPARTILHE
Navegue

Posts Relacionados