AMMG ilumina sua sede e campanha nacional reforça a importância de prevenir e tratar o câncer de mama e o combate às fake news
Nas mulheres brasileiras, o câncer de mama também é o mais incidente (depois do de pele não melanoma), com 74 mil casos novos previstos por ano até 2025. No entanto, nem todas as mulheres receberão o diagnóstico, por não realizarem exames de rotina ou não procurarem assistência médica ao sinal de alterações nas mamas. A situação reflete a desigualdade no acesso aos serviços de saúde e as deficiências de informação que impactam diretamente o cenário. Esta realidade mobiliza a Associação Médica de Minas Gerais (AMMG), que ilumina sua sede na cor da campanha ‘Outubro Rosa’ durante todo o mês, a Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM) e sua regional em Minas Gerais (SBM MG) que se unem com o lema ‘Juntos somos mais fortes’.
ATIVIDADES EM MINAS
Na capital mineira a SBM MG realiza às 8h do dia 13 de outubro, domingo, a Caminhada Rosa, na Praça JK (Avenida Bandeirantes, 240, Sion – Belo Horizonte), para a chamar atenção para a doença que, descoberta no início, tem grandes chances de cura. De forma inédita, a SBM reúne sete importantes associações médicas pela campanha Outubro Rosa 2024. Na ação de caráter abrangente e inclusivo, as entidades vão expandir informações corretas e confiáveis em um site criado para combater fake news sobre o câncer de mama. Prevenção, ampliação do rastreamento e acessibilidade a diagnóstico e tratamento também compõem a ampla pauta desse projeto.
No dia 11 de outubro, o Serviço de Mastologia do Hospital das Clínica da Universidade Federal de Minas Gerais/Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (HC UFMG EBSERH), realiza o IX Seminário Outubro Rosa, aberto a profissionais de saúde e estudantes para a troca de experiências sobre a importância do diagnóstico precoce e da abordagem multidisciplinar. O HC UFMG/EBESRH
realiza o tratamento completo dos pacientes, desde o diagnóstico e o tratamento à cirurgia e reconstrução mamária, se necessário. Possui uma equipe multidisciplinar, composta por médicos, enfermeiros, psicóloga, assistente social e equipe administrativa.
Faça a sua inscrição aqui: https://www.sympla.com.br/evento/ix-seminario-outubro-rosa-hc-ufmg-ebserh-precisao-no-rastreamento-do-cancer-de-mama/2663532
OUTUBRO ROSA 2024
O projeto Outubro Rosa 2024 agrega Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM), Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC), Sociedade Brasileira de Radioterapia (SBRT), Sociedade Brasileira de Genética Médica (SBGM), Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica (SBCO), Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (CBR), Federação Brasileira das Associações de Ginecologia Obstetrícia (Febrasgo).
De acordo com o presidente da SBM, Tufi Hassan, a ação conjunta tem o propósito de direcionar esforços para ampliar a prevenção, o acesso a exames e atendimento e também combater fake news sobre o câncer de mama a partir do movimento Juntos Somos Mais Fortes, que terá um site para veiculação de informações validadas e seguras à população. “A desinformação é um dos maiores inimigos da saúde”, afirma. “No site juntossomosmaisfortes.org.br, queremos conscientizar um grande número de pessoas sobre a importância da detecção precoce e do tratamento acerca do câncer de mama, oferecendo informações avalizadas por todas as instituições que participam do projeto” completa.
A ação coordenada pelas entidades médicas conta este ano com a participação dos personagens da Turma da Mônica, de Mauricio de Sousa. A proposta, segundo o presidente da SBM, é ampliar o alcance das informações, envolvendo, principalmente, o público jovem.
CAMINHADA OUTUBRO ROSA
Para participar da Caminhada Rosa, inscreva-se no Sympla.
Acesse mais informações sobre o câncer de mama e sobre campanha nacional em www.sbmastologia.com.br.