Terça Cultural aborda a medicina para além da prática
No dia 24 de setembro, encontro vai debater a importância do trabalho do médico baseado em evidências e precisão, sempre aliado ao humanismo.
Tema: ‘Humanismo e humanidades na prática da medicina’
Data: 24 de setembro
Horário: 19h30
Local: Centro de Convenções e Eventos da AMMG (Av. João Pinheiro 161, Centro. BH/MG).
A Associação Médica de Minas Gerais (AMMG), com apoio da Academia Mineira de Medicina (AMM) e da Sociedade dos Acadêmicos de Medicina de Minas Gerais (Samg), realiza no dia 24 de setembro, às 19h30, mais uma edição da ‘Terça Cultural’, com o tema ‘Humanismo e humanidades na prática da medicina’. A palestra será do coloproctologista, Mestre, Doutor e Pós-doutor em medicina e membro titular da AMM, Geraldo Magela Gomes da Cruz, com a moderação de José Celso Cunha Guerra Pinto Coelho, especialista em cirurgia geral e endoscopia digestiva, Mestre em medicina e Reitor da Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais (FCM MG).
De acordo com Magela, a finalidade é mostrar como o médico, ao lado das evidências e da precisão, não pode se esquecer da medicina baseada em humanismo. “Não no lado sentimental e subjetivo que se confunde com bondade, mas baseado em humanidades, enriquecendo o exercício profissional, com ganhos para o paciente e para o médico. Sobretudo, na época dos aplicativos de informações e interpretações rápidas propiciadas pela Inteligência Artificial, que levam ser humano ao comodismo de não mais raciocinar e de não mais interpretar o significante e o fato ocorrido, em detrimento do indivíduo.”
Magela explica que a abstração do humanismo leva o médico a considerar “a doença que o paciente tem” mais importante que “o paciente que tem a doença”, como advertiu Willian Osler (1849-1919), médico canadense e um dos pais da medicina moderna. O especialista explica que o humanismo sem base leva o profissional da área a abordar cada pessoa sob o prisma de sua própria personalidade, ética e moral, ficando assim à mercê de quem o atende, com suas boas qualidades e defeitos.
O ENCONTRO
Na palestra, Magela irá mostrar os caminhos que englobam cultura, ciência, arte, literatura, teatro, filosofia, psicologia, sociologia, psicanálise, dentre outras práticas que ajudam o médico a ver cada paciente como um mundo novo, totalmente diferente do paciente anterior.
Para a diretora Científica da AMMG, Sinara Mônica de Oliveira Leite, o encontro será de grande aprendizado para o público em geral. “Entender que o fluxo da medicina não está centrado apenas no conhecimento, nas descobertas científicas e tecnológicas, mas sobretudo, no olho no olho, na relação próxima e no cuidado individual com cada paciente.”
O encontro é aberto ao público em geral. Necessárias inscrições prévias.