Palestra sobre prevenção

Palestra sobre prevenção

Dia 8 de novembro, a Secretaria de Saúde de Cataguases com apoio da Sociedade Médica de Cataguases (SMC) realizou uma atividade de conscientização sobre o Novembro Azul, que celebra a prevenção ao câncer de próstata.

A ação aconteceu em uma Unidade Básica de Saúde Paraíso, do Município, e alertou sobre uma doença com a palestra ministrada pelo urologista Walter Ritti.

Para o presidente da SMC, Joseph Antônio Freire, o contato com os pacientes e pessoas que transitam pela unidade de saúde faz com que as informações possam ser repassadas de forma segura, possibilitando assim uma maior conscientização sobre diversos temas.

De acordo com dados do Sistema de Informações Hospitalares (SIH/SUS), do Ministério da Saúde, de janeiro a julho de 2023 houve 21.803 internações devido ao câncer de próstata. A Estimativa 2023 – Incidência de Câncer no Brasil, do Instituto Nacional de Câncer (Inca), para a doença é de 71.730 novos casos anuais para o triênio 2023/2025. Em 2022 foram 16.292 óbitos pela doença, de acordo com o Sistema de Informações sobre Mortalidade do Ministério da Saúde, ou seja, 44 mortes por dia.

Alguns sinais e sintomas, embora não específicos do câncer de próstata, podem ser encontrados e merecem muita atenção:

– Sangue na urina ou no sêmen

– Micção frequente

– Fluxo urinário fraco ou interrompido

– Noctúria (levantar-se diversas vezes à noite para urinar)

A Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) recomenda que homens a partir de 50 anos, mesmo sem apresentar sintomas, devem procurar um profissional especializado, para avaliação individualizada tendo como objetivo o diagnóstico precoce do câncer de próstata. Os homens que integrarem o grupo de risco (raça negra ou com parentes de primeiro grau com câncer de próstata ou obesos) devem começar seus exames mais precocemente, a partir dos 45 anos.