Oftalmologistas promovem maratona online de conscientização sobre diabetes
Prepare-se para a edição de 2024 da maratona online multidisciplinar “24h pelo Diabetes”, organizada pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), pensada para conscientizar a população sobre a importância da prevenção, diagnóstico e tratamento precoce da retinopatia diabética. A ação, que acontecerá dia 23 de novembro, a partir das 9h, reúne especialistas de diversas áreas para alertar sobre essa condição que afeta milhões de brasileiros, podendo causar cegueira se não tratada adequadamente. A Associação Médica de Minas Gerais (AMMG) e a Sociedade Mineira de Oftalmologia (SMO) apoiam a campanha.
Acesse: 24hpelodiabetes.com.br
O diabetes afeta uma em cada 11 pessoas no mundo. Além disso, é a única doença não transmissível importante em que o risco de morte precoce está aumentando, em vez de diminuir. Essa realidade também se reflete na vida dos brasileiros, com um aumento de 60% nos diagnósticos em um intervalo de 10 anos. Os dados, provenientes da Organização Mundial de Saúde (OMS), evidenciam a gravidade da situação em nível mundial e nacional.
Em apoio à campanha, prédios, monumentos e pontos turísticos em diferentes regiões do Brasil serão iluminados na cor azul durante o mês de novembro, reforçando a conscientização sobre a retinopatia diabética, uma complicação comum da diabetes que pode resultar na perda parcial ou total da visão se não for diagnosticada e tratada a tempo.
Além disso, personalidades da mídia participarão da campanha gravando vídeos com alertas e orientações sobre os cuidados com a diabetes e a importância do diagnóstico precoce da retinopatia diabética, trazendo ainda mais visibilidade ao tema. Assim, atores, cantores, atletas e influencers emprestam sua imagem e voz a essa causa de interesse público e social.
Programação
A programação desta edição contará com a novidade de entrevistas ao vivo no estúdio, além de palestras, debates, reportagens e o já conhecido quadro “Pergunte ao Doutor”. A intenção é fornecer informações claras e acessíveis sobre os mecanismos da diabetes e como prevenir e controlar seus efeitos. Fora das telas, oftalmologistas de várias regiões do Brasil promoverão mutirões de atendimento presencial ao longo do mês de novembro, com foco no diagnóstico precoce da retinopatia diabética.
“O CBO tem um legado de compromisso com a saúde ocular da população e, mais uma vez, estamos promovendo uma campanha robusta e multidisciplinar, com o objetivo de conscientizar sobre a diabetes e oferecer assistência àqueles que mais precisam”, ressalta Wilma Lelis, presidente do CBO.
Conforme ela explica, a retinopatia diabética é uma das complicações mais sérias da diabetes, e o diagnóstico precoce é essencial para evitar a perda irreversível da visão. “Queremos que esta maratona seja um catalisador para mudanças no autocuidado dos pacientes e no acesso a tratamentos”, completa.
Com o apoio de lideranças regionais e a participação de médicos voluntários, incluindo residentes, as ações presenciais serão organizadas de forma descentralizada, respeitando as particularidades de cada região. A maratona online, por sua vez, será transmitida no canal oficial do CBO no YouTube, permitindo que o público de todo o Brasil tenha acesso a conteúdo educativo, incluindo dicas de hábitos saudáveis, orientações sobre cuidados médicos e informações sobre políticas públicas de saúde ocular no Sistema Único de Saúde (SUS).
O público poderá acompanhar a programação ao vivo e acessar conteúdos complementares no site do “24h pelo Diabetes”, que será atualizado ao longo do mês de novembro com vídeos, podcasts e depoimentos em apoio à campanha. “Através da ação, estamos oferecendo informação e suporte valiosos para ajudar a prevenir a cegueira causada pela diabetes. Contamos com o engajamento de todos nesta causa”, reforça Wilma Lelis.
Fonte: 360° Comunicação Integrada/Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO)