Dia: 6/09/2023

Geral

Homenagem a um mestre

A Associação Médica de Minas Gerais e a Sociedade Mineira de Pediatria fazem uma homenagem ao pediatra, Ennio Leão. Seu legado ficará para as gerações futuras e as saudades de quem conviveu com um grande mestre.

Leia mais »
Notícias

Cataguases em ação

Cataguases fala de prevenção Dia 14 de setembro, a Secretaria de Saúde de Cataguases com apoio da Sociedade Médica de Cataguases (SMC) realizou uma atividade de conscientização sobre o Setembro Amarelo. A ação aconteceu em uma Unidade Básica de Saúde do Município e alertou sobre um grave problema de saúde pública que é o suicídio. Para o presidente da SMC, Joseph Antônio Freire, foi uma ótima oportunidade para conversar um pouco mais sobre o tema. Em 2023, o lema da campanha ‘Setembro Amarelo’ é ‘Se precisar, peça ajuda!’. Segundo dados da Secretaria de Vigilância em Saúde divulgados pelo Ministério da Saúde em setembro de 2022, entre 2016 e 2021 houve um aumento de 49,3% nas taxas de mortalidade de adolescentes de 15 a 19 anos, chegando a 6,6 por 100 mil, e de 45% entre adolescentes de 10 a 14 anos, chegando a 1,33 por 100 mil. As taxas variam entre países, regiões e entre homens e mulheres. No Brasil, 12,6% por cada 100 mil homens em comparação com 5,4% por cada 100 mil mulheres, morrem devido ao suicídio. As taxas entre os homens são geralmente mais altas em países de alta renda (16,6% por 100 mil). Para as mulheres, as taxas de suicídio mais altas são encontradas em países de baixa-média renda (7,1% por 100 mil). A Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) destaca que todos devem atuar ativamente na conscientização da importância que a vida tem e ajudar na prevenção do suicídio, tema que ainda é visto como tabu. Para os profissionais de saúde e também população em geral, informar-se para aprender e ajudar o próximo é a melhor saída para lutar contra esse problema tão grave. Escuta ativa, empatia, mostrar disponibilidade e levar ao psiquiatra, profissional que sabe manejar a situação, são muito relevantes nesse momento.

Leia mais »
Notícias

Urezona celebra 57 anos

Em setembro, a Urezoma (União das Regionais da Zona da Mata) completa 57 anos. Fundada em 1966, tem como objetivo reunir médicos de várias cidades afim de discutir temas atuais da medicina, aspectos legais da profissão e atividades da categoria, além de diversos aspectos da profissão. O ex-presidente da Urezoma, Manoel Torres Neves Neto, prestou sua homenagem aos 57 anos de realização dos encontros. Em carta aberta, Neto lembrou, na década de sessenta, de um grupo de médicos visionários que se reuniram para fundar o grupo e, então, perceberam que as virtudes da classe médica estavam indo por caminho nada agradável. Veja a carta completa: UREZOMA 57 ANOS “Descobrir um fato não consiste em vislumbrá-lo por primeiro; mas sim em vê-lo com precisão e sobretudo em fazê-lo notado pelos outros” Na década de sessenta um grupo de médicos visionários se reuniram para fundar a Urezoma. Perceberam que as virtudes da classe médica estavam por caminho nada agradável (imaginem hoje!). Seu objetivo (Urezoma) era trocar informações médicas para uma prática digna para o médico e pacientes como também discutir sobre a situação da classe. Este caminho, traçado em 1966, está sendo percorrido para enfrentarmos a decadência do “SUS” mais médicos, medicina suplementar e agora medicina de terreiro. Não temos tempo para retroceder, mas sim manter viva e ativa a nossa Urezoma. Nosso agradecimento a todos que de uma forma ou de outra engradeceram a medicina da zona da mata mineira, mantendo a preocupação de uma medicina voltada para todos e nunca esquecendo dos menos privilegiados. Aos fundadores da Urezoma a nossa eterna gratidão. Aos nossos colegas atuais o nosso abraço afetuoso por melhores dias, que com certeza, estão por vir.” Dr. Manoel Torres Neves Neto  Ex. Presidente da Urezoma

Leia mais »