Urezona celebra 57 anos

Urezona celebra 57 anos

Em setembro, a Urezoma (União das Regionais da Zona da Mata) completa 57 anos. Fundada em 1966, tem como objetivo reunir médicos de várias cidades afim de discutir temas atuais da medicina, aspectos legais da profissão e atividades da categoria, além de diversos aspectos da profissão.

O ex-presidente da Urezoma, Manoel Torres Neves Neto, prestou sua homenagem aos 57 anos de realização dos encontros. Em carta aberta, Neto lembrou, na década de sessenta, de um grupo de médicos visionários que se reuniram para fundar o grupo e, então, perceberam que as virtudes da classe médica estavam indo por caminho nada agradável.

Veja a carta completa:

UREZOMA 57 ANOS

“Descobrir um fato não consiste em vislumbrá-lo por primeiro; mas sim em vê-lo com precisão e sobretudo em fazê-lo notado pelos outros”

Na década de sessenta um grupo de médicos visionários se reuniram para fundar a Urezoma. Perceberam que as virtudes da classe médica estavam por caminho nada agradável (imaginem hoje!).

Seu objetivo (Urezoma) era trocar informações médicas para uma prática digna para o médico e pacientes como também discutir sobre a situação da classe.

Este caminho, traçado em 1966, está sendo percorrido para enfrentarmos a decadência do “SUS” mais médicos, medicina suplementar e agora medicina de terreiro.

Não temos tempo para retroceder, mas sim manter viva e ativa a nossa Urezoma.

Nosso agradecimento a todos que de uma forma ou de outra engradeceram a medicina da zona da mata mineira, mantendo a preocupação de uma medicina voltada para todos e nunca esquecendo dos menos privilegiados.

Aos fundadores da Urezoma a nossa eterna gratidão. Aos nossos colegas atuais o nosso abraço afetuoso por melhores dias, que com certeza, estão por vir.”

Dr. Manoel Torres Neves Neto

 Ex. Presidente da Urezoma