Smexe sempre em ação

Smexe sempre em ação

Tomou posse no dia 21 de fevereiro em 2025, por meio de Assembleia Geral Ordinária convocada em 20 de dezembro de 2025, a nova diretoria da Sociedade Mineira de Medicina do Exercício e do Esporte (Smexe).

Assumiu a presidência, para o triênio 2025/2027, o médico José Martins Juliano Eustáquio. Compõe a diretoria Mateus Marcatti (secretário geral), José, André Gualberto Jafeth Alves (vice-Presidente), Leandro Goursand Penna (tesoureiro), Leonardo Nunes Coelho Fantini (diretor Científico); Rodrigo Simões Castilho (diretor de Comunicação); Celso Furtado de Azevedo Filho (diretor de Defesa Profissional) e Ricardo Zenun Franco (diretor de Relações Comerciais). A presidente eleita para a próxima gestão é Carla Tavares Felipe Vieira.    

Durante a eleição, Martins apresentou as ações planejadas para o triênio, dando continuidade aos projetos realizados na gestão da médica Flávia Magalhães (2022/2024), e também do médico do esporte, Fabiano Condé Araújo, que presidiu a Smexe de 2019 a 2021, organizando o V Congresso Mineiro de Medicina do Exercício e do Esporte, e presidido por Martins.

Para Martins, o congresso deixou um legado que precisa ser retomado devido a sua excelência. “Foram 50 trabalhos, sendo 35 aprovados para publicação nos anais do congresso na Revista Médica de Minas Gerais (Volume 31, Suplemento 3). Mais de 50 palestrantes nacionais e internacionais se empenharam para a realização de 12 aulas e 12 mesas-redondas com especialistas em suas áreas de atuação”, explica Martins.

Gestão atual

A atual gestão (2025/2027), pretende trazer de volta o Congresso Mineiro de Medicina do Exercício e do Esporte, chegando em sua sexta edição. Além deste encontro, a diretoria irá desenvolver mais parcerias com sociedades médicas mineiras para oferecer aulas conjuntas, apoiando projetos de educação continuidade. Também está em seus planos fomentar a aproximação com as federações esportivas mineiras, promovendo a educação continuada para profissionais não médicos ligados ao esporte.

Martins e sua diretoria pretendem também retomar as campanhas que estão alinhadas à meta de reduzir o sedentarismo e prevenir doenças com fatores de risco modificáveis.

Gestões anteriores

De 2022 a 2024, a Smexe foi presidida pela médica do esporte, Flávia Magalhães, que participou de amplo debate sobre o risco do uso de anabolizantes, assim como outros importantes debates, como o incentivo à prática de exercícios físico para o bem- estar e saúde em geral.

Na gestão de 2019 a 2021, assumiu o médico Fabiano Araújo, que promoveu 1° Curso de Princípios de Medicina Esportiva aos profissionais do futebol associados a Federação Mineira de Futebol (FMF). De acordo com Araújo, essas ações visavam fortalecer a formação e o diálogo entre os envolvidos na medicina esportiva e no esporte no estado, ampliando o alcance da Smexe.

Apesar da pandemia COVID-19, a SMEXE, em parceria com a Associação Médica de Minas Gerais (AMM), foram organizadas as campanhas anuais do ‘Janeiro Dourado’ nas cidades mineiras de Belo Horizonte e Uberaba, que promoveram a avaliação médica pré-participativa (APP) e hábitos saudáveis na prática esportiva.

De acordo com Araújo, vale ressaltar o legado de inovação e gestão financeira ao entregar com um aumento de 10 vezes no caixa da sociedade para as gestões posteriores. “A nova diretoria aproveitará estas iniciativas, ajustando-as demandas atuais e fortalecendo a integração entre medicina esportiva e a comunidade do estado de Minas Gerais.”

* Fabiano Araújo é médico do esporte, formado pela Fundação José Bonifácio Lafayette de Andrada (2004), com mestrado e doutorado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Atua em consultório particular, realizando avaliações de desempenho com testes cardiopulmonares. Prescreve treinos personalizados para atletas de resistência (ciclistas e triatletas), integrando medicina esportiva e tecnologia, com foco em saúde e desempenho.