área do associado

Valorize o especialista

Valorize o especialista

Oftalmologista precisa ser valorizado

 

7 de maio é a data em que se celebra o profissional responsável pela saúde dos olhos

 

Em 7 de maio é comemorado o Dia do Oftalmologista, profissional responsável pela saúde dos olhos. Dados da pesquisa Demografia Médica, realizada em 2022 e divulgada este ano pela Associação Médica Brasileira (AMB), revela que do total de 495.716 registros de médicos com títulos de especialistas 17.967 são oftalmologistas. O especialista precisa ser valorizado, pois no mercado ainda há pessoas não habilitadas que insistem em oferecer tratamentos oculares: são os optometristas.

 

A Associação Médica de Minas Gerais (AMMG) e a Sociedade Mineira de Oftalmologia (SMO) alertam para que os cidadãos consultem apenas com médicos oftalmologistas. O diretor da SMO e da AMMG, Luiz Carlos Molinari, lembra um caso recente ocorrido em Belo Horizonte. “Em fevereiro deste ano, um optometrista foi condenado, em primeira instância, a não praticar atos privativos de médico oftalmologista. O ocorrido foi parar nas mídias e a ação já estava sendo movida pela SMO desde maio de 2021”, explica.

 

CONSULTA É COM O ESPECIALISTA

Molinari ressalta que somente o especialista consegue identificar possíveis problemas nos olhos e indicar tratamentos adequados como, por exemplo, uso de óculos e/ou lentes corretivas quando necessários. “A atenção com a saúde ocular deve acontecer durante todas as fases da vida. Tem início na gestação, nos cuidados com a mãe durante o pré-natal, e nos recém-nascidos submetidos ao teste do olhinho, capaz de detectar, ainda na maternidade, doenças como catarata e glaucoma congênitos, tumor e outros problemas oculares.”

Tanto na rede privada quando no Sistema Único de Saúde (SUS), o médico oftalmologista deve ser o especialista a ser consultado a quaisquer sinais de problemas nos olhos. As principais doenças oculares, responsáveis pela maior parte dos atendimentos feitos no Brasil pelos oftalmologistas, são: Catarata; Glaucoma; Conjuntivite; Retinopatia diabética; Degeneração macular relacionada à idade; Erros de refração; Traumas oculares; e outros.

FORMAÇÃO

O diretor da AMMG e da SMO destaca que para se formar um médico oftalmologista são necessários seis anos do curso de medicina, mais três anos de residência na especialidade ou até cinco anos dependendo da subespecialidade. “Essa formação é o que torna o profissional capaz de cuidar da saúde ocular da população de maneira competente. Por meio de cursos não reconhecidos não é possível se fazer uma boa oftalmologia que é uma especialidade médica. Quem deve cuidar da comunidade em termos de saúde ocular é realmente o médico oftalmologista.”

COMPARTILHE
Navegue

Posts Relacionados