área do associado

Público prestigia encontro

Público prestigia encontro

O Centro de Convenções e Eventos da Associação Médica de Minas Gerais (Cencon AMMG) recebeu, dia 25 de junho, mais uma edição do Terça Cultural, com o tema Mindfulness: Saúde, equilíbrio mental e bem-estar. O encontro foi aberto pelo vice-presidente da AMMG, Gabriel de Almeida Silva Júnior, que deu as boas-vindas aos participantes e parabenizou pela escolha de um assunto tão necessário nos dias de hoje.

A edição de junho do Terça Cultural reuniu os palestrantes Ramon Cosenza, Doutor em Ciências, consultor científico e professor no Núcleo de MindFulness (Numi) e Cristina Gandra, psicóloga clínica, Mestra em psicologia social pela UFMG e instrutora certificada no Numi. Mediando o bate-papo, Fábio Rocha, médico, especialista em psiquiatria, Mestre em Saúde Pública e Doutor em Ciências da Saúde. Membro da Academia Mineira de Medicina.

Conceito

Gandra abriu os trabalhos com a explicação sobre o conceito, a relação do Mindfulness com a saúde física e mental. O médico, Ramon Cosenza, abordou como as práticas podem ajudar o profissional de saúde a lidar com o estresse advindo da profissão. “Mais recentemente, tem ficado claro que mindfulness, além dos seus efeitos na saúde mental tem uma ação benéfica também na saúde física. As doenças crônicas, que atualmente constituem o maior problema de saúde de nossa sociedade, são aquelas relacionadas com o estresse e a sua redução com a prática pode ajudar a prevenir ou mesmo combater essas doenças.”

Consenza explicou que, muitos estudos têm demonstrado que a ação antiestresse, uma interação mente/corpo, é abrangente e está relacionada não só a modificações no sistema nervoso, mas também no sistema imunológico e na própria expressão gênica. “Mindfulness atua ainda na capacidade de autorregulação, facilitando a adoção de comportamentos mais saudáveis no cotidiano, o que pode ser um componente crucial no manejo daquelas doenças. Além disso, como se sabe, o estresse é um problema que afeta de forma insidiosa e insistente aos profissionais de saúde, que podem, portanto, se beneficiar da adoção dessa prática para proteger e melhorar a própria saúde física e mental.”

Para a Sinara Mônica de Oliveira Leite, diretora Científica da AMMG, o Mindfulness pode ser a possibilidade de autorresgate, em meio ao ruído global. “Investir em autoconhecimento, ter noção dos limites, nos permitindo viver de forma plena o presente, com satisfação na realidade possível, pode ser nosso tratamento.”

Ao final, os participantes ainda puderam fazer algumas perguntas e debater mais sobre o tema, sob a mediação do especialista em psiquiatria, Mestre em Saúde Pública e Doutor em Ciências da Saúde. Membro da Academia Mineira de Medicina, Fábio Rocha, médico e ainda tiveram uma das práticas do conceito com Cristina Gandra.

Acompanhe nossa programação do Terça Cultural em nosso portal. Voltamos com nossa edição em agosto.

Fotos: Gláucia Rodrigues

COMPARTILHE
Navegue

Posts Relacionados