login
Primeiro acesso? Clique aqui

Este site foi desenvolvido com tecnologias avançadas para
lhe proporcionar uma experiência incrível.
Infelizmente, este navegador não é suportado

Sugerimos que você use o
Google Chrome para melhores resultados.

China inspira exposição

China inspira exposição

Marcelo Assis De Paula traz ao Espaço Cultural Otto Cirne, durante o mês de maio, a mostra ‘China’s Forbidden Cities’. São telas inspiradas no país oriental que, segundo o artista, apoiam-se em uma aparente coincidência de dois grandes temas em sua vida, mais que ainda não estavam totalmente entrelaçados: China e pintura.

‘Cidades Proibidas da China’, em tradução livre para o português, apresenta um olhar atento para a cultura chinesa que, conforme De Paula, conduz-nos à constatação de que na história daquele país a pintura ocupa o lugar mais alto das artes clássicas.

Economista de formação, ele revela que, sob uma perspectiva estritamente pessoal, tem um enorme admiração e curiosidade pela China. “Desde o meu primeiro contato com a pintura clássica chinesa, há cerca de 30 anos, durante os meus anos de estudos na University of Illinois at Urbana-Champaign, fui instantaneamente fascinado pelos trabalhos dos grandes mestres daquele país.”

Dentre os muitos estilos em que as pinturas chinesas foram produzidas ao longo dos tempos, um dos mais apreciados e característicos daquela cultura tem sido o em que se utiliza tinta solúvel em água aplicada sobre seda ou papel Xuan. A técnica permite ao artista trabalhar a pintura com o mesmo padrão de pinceladas disciplinadas utilizadas na prática da caligrafia.

Os primeiros estágios de todos os projetos de pintura têm como referência registros fotográficos digitais feitos in loco de paisagens urbanas em Beijing, Shanghai e Hong Kong. “Cabe ressaltar que nessas são igualmente definidos os elementos de desenho necessários para a consecução do trabalho final em pintura a óleo”, esclarece.

“A técnica da pintura a óleo associada ao uso de uma ampla paleta de cores coloca os trabalhos apresentados em forte contraste com qualquer estilo tradicional de pintura chinesa”, explica o artista plástico. “No entanto, alguns dos elementos característicos da pintura clássica em referência devem ser reconhecidos como de relevante importância no desenvolvimento dos trabalhos dessa exposição.”

As obras da mostra ‘China’s Forbidden Cities’ serão comercializadas e ficam expostas até o final do mês de maio, de 8h às 21h, de segunda a sábado. O Espaço Cultural Otto Cirne está localizado no hall de entrada do Centro de Convenções e Eventos da AMMG e é destinado à exposição de obras de arte de autoria de associados e seus dependentes.

Médicos não associados e artistas não médicos podem utilizar o espaço, dependendo da disponibilidade na agenda. Interessados devem entrar em contato com a Assessoria de Comunicação, pelo telefone (31) 3247 1608 ou e-mail comunicacao@ammg.org.br.

 

 

 

 

Serviços
Agenda dos expositores