O médico e artista visual Gui Mazzoni, criador da técnica fotográfica que utiliza aparelhos de ultrassom, assina a mostra ‘Autorretrato’ que estará em cartaz entre 6 e 31 de outubro, no Espaço Cultural Otto Cirne. Intitulada por ele como ‘Sonofotografia’, a técnica utilizada nas peças, é uma forma com certos limites da medicina que exige padrões reprodutíveis para que tenha validade como ciência.
Na exposição, ele registra os vestígios de seu próprio corpo cujas imagens ecográficas indiciam sua essência esculpida em meio a entalhes da fotografia e medicina. Gui Mazzoni é natural de Belo Horizonte e há 35 anos atua como médico, dos quais, 32 dedicados ao diagnóstico por imagem através da ultrassonografia. Sua trajetória na fotografia vem desde a infância pela influência de seu pai, por meio dos inúmeros trabalhos que ele apresentava.
Há cerca de 34 anos, especializou na Escola Guignard, estendendo-se aos últimos anos com realização de cursos na Escola de Belas Artes da UFMG, como o de Photoshop, Fotografia Digital Básica, Flash na Fotografia – como e quando utilizar e Fotografia Autoral. Nos anos de 2017 a 2019 realizou diversos cursos de fotografia no Núcleo de Estudos Fotografia, Arte e Cultura (Núcleo FAC).
O artista explica que o som produzido na ultrassonografia é inaudível, pois é de alta frequência, todavia os ecos oriundos das estruturas humanas refletoras permitem formar imagens. “Assim, adquiro imagens ultrassonográficas de meu corpo, genuínos autorretratos, desde 2016, subvertendo o método, pelo uso de modo diverso ao preconizado pelas evidências científicas. A sonda é o pincel que permite construir abstratas imagens, reveladas na tela eletrônica do monitor”, completa.
Mazzoni é representado pela Lemos de Sá Galeria de Arte, em Belo Horizonte, e irá comercializar suas obras. ‘Autorretrato’ estará aberta à visitação até o final do mês de outubro, de 8h às 21h, de segunda a sábado. O Espaço Cultural Otto Cirne está localizado no hall de entrada do Centro de Convenções e Eventos da Associação Médica de Mina Gerais e é destinado à exposição de obras de arte de autoria de associados e seus dependentes.
Médicos não associados e artistas não médicos podem utilizar o espaço, dependendo da disponibilidade na agenda. Interessados devem entrar em contato com a Assessoria de Comunicação, pelo telefone (31) 3247 1608 ou e-mail comunicacao@ammg.org.br.