área do associado

‘Dezembro Laranja’

‘Dezembro Laranja’

Dezembro Laranja promove ações abertas à comunidade

‘Cada um com a sua prevenção’ é o tema da campanha de 2023 que leva orientações e atendimento sobre questões ligada à pele, incluindo o câncer

A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e suas regionais realizam, de 9h às 15h, do sábado, 2 de dezembro, ações abertas à comunidade que incluem exame dermatológico preventivo, cirurgias, biopsia e palestras em postos espalhados por todo o país. A Regional Minas Gerais (SBD MG), com o apoio da Associação Médica de Minas Gerais (AMMG), oferece atendimento em nove unidades, sendo uma na capital mineira. Este ano, a campanha ‘Dezembro Laranja’ traz o tema ‘Cada um com a sua prevenção’ para focar na proteção individualizada de cada paciente, levando em consideração o seu histórico. Além de orientações e diagnóstico do câncer da pele, serão avaliadas manchas e o envelhecimento precoce.

O coordenador da campanha em Minas Gerais e vice-presidente da SBD MG, Abrahão Osta, explica que o objetivo é mostrar para as pessoas a importância de procurar um dermatologista para entender o tipo de pele do indivíduo e a combinação ideal de medidas de proteção para ela. “Com a chegada do verão, precisamos conscientizar a população brasileira sobre os cuidados com a pele e o combate ao câncer que é o número um em prevalência em nosso país, podendo se agravar e levar à morte no caso da detecção tardia e falta de acompanhamento adequado”, alerta.

O câncer da pele responde por 33% de todos os diagnósticos desta doença no Brasil, sendo que o Instituto Nacional do Câncer (Inca) registra, a cada ano, cerca de 185 mil novos casos. O tipo mais comum, o câncer da pele não melanoma, tem letalidade baixa, porém seus números são muito altos. A doença é provocada pelo crescimento anormal e descontrolado das células que compõem a pele. Essas células se dispõem formando camadas e, de acordo com as que forem afetadas, são definidos os diferentes tipos de câncer. Os mais comuns são os carcinomas basocelulares e os espinocelulares, responsáveis por 177 mil novos casos da doença por ano. Mais raro e letal que os carcinomas, o melanoma é o tipo mais agressivo de câncer da pele e registra 8,4 mil casos anualmente.

Abrahão Osta convida toda a comunidade para participar da campanha comparecendo a um dos postos de atendimento que será realizado por ordem de chegada e número limitado. “Como alerta, também serão iluminados de laranja alguns edifícios em regiões centrais, como o da AMMG, e, no dia 26 de novembro, na partida entre Atlético Mineiro X Grêmio, na Arena MRV, em Belo Horizonte, os atletas do Atlético entrarão em campo com uniforme customizado. O time vestirá uma camisa estilizada com números, braçadeiras e faixa na cor laranja, e um emblema especial na camisa sobre o tema. Mais informações: www.sbd.org.br/dezembrolaranja/.

Confira os postos de atendimento em Minas Gerais

Belo Horizonte

Instituto Mário Penna

NEO | Núcleo de Especialidades Oncológicas. Rua Gentios, 1420, Bairro Luxemburgo.

Barbacena

Faculdade de Medicina de Barbacena (FAME)

Praça Presidente Antônio Carlos, 8, São Sebastião

Juiz de Fora

Serviço de Dermatologia do Hospital Universitário da UFJF

Avenida Eugênio do Nascimento, s/n, Dom Bosco

Pós-graduação em Dermatologia FCMS/JF- Suprema

Hospital e Maternidade Terezinha de Jesus – Rua Dr. Dirceu Andrade, 33 – São Matheus

Patos de Minas

Santa Casa de Misericórdia de Patos de Minas (Oncologia )

Avenida Marabá, 901 – Balestra

Paracatu

Centro de Especialidades Médicas

Rua Geraldo Alvares da Silva Campos, 477, Bela Vista

São João del Rei

Associação de Apoio à Pessoa Oncológica e ao Idoso (AAPOI)

Avenida Presidente Tancredo Neves, 483, Centro

Uberaba

Universidade Federal.do Triângulo Mineiro

Avenida Getúlio Guarita, 331, Abadia

Uberlândia

Serviço de dermatologia do Hospital de Clínicas de Uberlândia

Avenida Maranhão, 1880-1968, Umuarama

COMPARTILHE
Navegue

Posts Relacionados