Meio ambiente e clima

Meio ambiente e clima

A Associação Paulista de Medicina (APM) realiza, no dia 23 de agosto, das 8h30 às 12h30, o Fórum Médicos pelo Maio ambiente e Pelo Clima, com transmissão online. Confira a programação: https://doity.com.br/medicos-pelo-meio-ambiente-e-pelo-clima

MENSAGEM DA COMISSÃO ORGANIZADORA:

“O aquecimento global e as mudanças climáticas são uma realidade presente, que afeta a saúde individual e coletiva de todos, causando adoecimento, agravamento de doenças e mortes. Os impactos na saúde envolvem os desastres naturais, as doenças relacionadas ao calor, as doenças infecciosas, a poluição e a qualidade do ar, novas epidemias, a segurança alimentar, e escassez e a qualidade da água e a saúde mental. Os médicos e as médicas têm credibilidade, legitimidade e autoridade para falar sobre as consequências das alterações ambientais e climáticas à saúde, esclarecendo a opinião pública, formando agentes multiplicadores, propondo políticas de saúde individuais e coletivas, públicas e privadas.”

INTRODUÇÃO

O agravamento da crise ambiental e climática vem gerando efeitos cada vez mais evidentes sobre a saúde pública, com aumento de doenças respiratórias, surtos infecciosos, problemas de saúde mental e insegurança alimentar. Como profissionais de referência na sociedade, médicos e médicas devem estar na linha de frente não apenas do atendimento, mas da conscientização e mobilização para um meio ambiente saudável. O evento pretende fortalecer esse protagonismo, especialmente em um ano emblemático para o Brasil, com a realização da COP 30. Este encontro busca adesão institucional e apoio de público e parceiros para dar visibilidade e efetividade à causa. A 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30) será realizada em novembro de 2025, na cidade de Belém, no Pará, marcando a primeira vez que a Amazônia sediará o encontro climático mais importante do planeta. Participe deste importante Fórum!

*PROGRAMAÇÃO:

8h30 às 9h – Recepção (Café da Manhã)

9h – Abertura oficial
• Dr. Antonio José Gonçalves – Presidente da Associação Paulista de Medicina

9h10 às 9h20
• Dr. Jorge Carlos Machado Curi – Diretor de Responsabilidade Social da Associação Paulista de Medicina
Tema
Por que um Evento Sobre Alterações Climáticas e Meio Ambiente na APM?

9h20 às 9h40
• Dr. Gilberto Natalini – Médico e Ambientalista
Tema: 
A Importância Fundamental do Envolvimento dos Médicos e Médicas

9h40 às 10h30
• 
Dr. Luís Manuel Barreto Campos – Presidente do Conselho Português para a Saúde e Meio Ambiente (Convidado Internacional)

Tema: Saúde e Ambiente: Uma Integração Inadiável

10h30 às 10h50
• Vital de Oliveira Ribeiro Filho – Presidente do Conselho da ONG Projeto Hospitais Saudáveis
Tema: 
Hospitais Saudáveis

10h50 às 11h10
• Dr. Paulo Hilário Nascimento Saldiva
 e Dra. Danielle Bedin – Instituto Ar
Tema: 
Impactos Reais das Alterações Ambientais na Saúde Humana

11h10 às 11h30
• Dr. Henrique Grunspun – Comissão de Bioética – Hospital Israelita Albert Einstein
Tema: 
Questões Éticas Relacionadas ao Meio Ambiente e à Saúde

11h30 às 11h50
• Dr. Clóvis Francisco Constantino – Pediatra e Bioeticista
Tema: 
Anamnese Ambiental

11h50 às 12h20 – Espaço de Diálogo com o Público (presencial e on-line)

12h20 às 12h30 – Conclusão e Encerramento
• 
Reforço do Manifesto APM
• Propostas concretas de atuação médica nas questões ambientais, em vista da COP 30
• Encerramento com a Diretoria de Responsabilidade Social e a Presidência da APM

*Sujeita a alterações

Evento com certificado de participação.