No dia 17 de outubro, a ‘Semana do Médico 2025’ realizada pela Associação Médica de Minas Gerais (AMMG), Academia Mineira de Medicina (AMM), Conselho Regional de Medicina do Estado de Minas Gerais (CRM MG), Conselho Superior das Entidades Médicas de Minas Gerais (Cosemmg) e Sindicato dos Médicos de Minas Gerais (Sinmed MG), deu lugar as homenagens ao Médico Mineiro em Destaque e Personalidades Médicas.
O Centro de Convenções e Eventos da AMMG recebeu convidados emocionados. Autoridades, familiares e homenageados foram recebidos para celebrar o trabalho de profissionais que atuam com dedicação, ética de comprometimento com a saúde da população.
Após a execução do hino nacional, o presidente da AMMG, Fábio Augusto de Castro Guerra, falou sobre a emoção de ver o Teatro Oromar Moreira tão lotado, com familiares vindo de outras cidades para coroar anos de dedicação dos homenageados. “A todos parabéns por suas trajetórias. Vocês são inspiração e referência. Motivo de grande importância na celebração da Semana do Médico.”
Receberam a honraria, 34 médicos do interior de Minas. Para registrar o momento, a diretora Científica da AMMG, Sinara Mônica de Oliveira Leita, falou sobre o orgulho em receber personalidades vencedoras por mérito e coragem. “Vocês atuam, muitas vezes, sem o apoio necessário, em condições de trabalho e de remuneração inadequadas, levando atendimento, conhecimento e esperança para muitos. Seus inúmeros projetos, ações e serviços junto às entidades locais, sociedades de especialidades e população traduzem o melhor da vocação médica — a persistência no cuidado, a solidariedade e a entrega.”
Leite lembrou a todos também da partida do médico Delano Carneiro, presidente da União das Regionais da Zona da Mata (Urezoma), que deixou colegas, amigos e familiares no dia 14 de outubro e foi um exemplo de dedicação à medicina e ao associativismo.
Foram agraciados os seguintes nomes na Categoria Médicos Mineiros em Destaque:
Araxá – Daniel Angotti Akel
Barbacena – Marcos Túlio Moreira Vidigal
Betim – Jamil José Saliba
Carangola – Danilo Di Lascio Sobrinho
Caratinga – Glauco Gomes de Arantes
Cataguases -José Mantovani Neto
Conselheiro Lafaiete – Marlúcia Vieira do Vale Miranda
Divinópolis – Antônio Rinaldo Valério
Formiga – Lupércio Antônio Fábio Silva
Governador Valadares – Márcia Maria Magalhães Oliveira
Itabira – Roberto Sampaio de Barros
Ituiutaba – Milton Nunes de Souza
João Monlevade – Maxwell Costa
Juiz De Fora – Ivan Antoninho Vaz de Mello
Lavras – Adelino de Melo Freire
Manhuaçu – Célio Roberto Coutinho Mendes
Muriaé – Carla Simone Moreira de Freitas
Nova Serrana – José Eustáquio Ferreira
Paracatu – Romualdo Gonçalves Ulhoa
Pará De Minas – Rafael Cerdeira Gomes
Patos De Minas – Lucia Elisa Bacagini Guedes
Patrocínio – Ivan Araújo Amaral
Pedro Leopoldo – Martha Lúcia Soares Campos
Ponte Nova – Sinésio Eduardo Moreira dos Santos
Pouso Alegre – José Carlos Correa
Teófilo Otoni – Osmário Teixeira Vieira
Três Corações – Celso Dias Rivello
Três Pontas – Danilo Miranda de Mesquita
Ubá – Ozanan Gazolla Amaral
Uberlândia – Omar Pacheco Simão
Unaí – Odenir Mendes Damasceno
Vale Do Aço – José Ribeiro Neto
Varginha – Marçal Paiva de Figueiredo
Viçosa – Sérgio Luiz do Carmo
Personalidades Médicas
A cerimônia ainda contou com a honraria destinada às ‘Personalidades Médicas’, indicadas pelas entidades de classe. Para o presidente da AMMG, é um momento também de grande entusiasmo. “Ao recebermos as indicações para a premiação ‘Personalidades Médicas 2025’ nos deparamos, anualmente, com nomes de excelência, currículos impressionantes e seres humanos ímpares. Profissionais que têm elevado a qualidade da medicina em Minas Gerais e no Brasil. Cada um aqui reconhecido representa nobreza em sua categoria e um compromisso inabalável com o cuidado, o ensino, a ciência, a gestão e a defesa da profissão.”
Neste ano foram agraciados os seguintes nomes nas Personalidades Médicas:
Na Atividade Clínica:
Márcia de Melo Barbosa — cardiologista de referência, ecocardiografista e gestora de formação, cuja produção científica e atuação em serviços e cursos já formaram mais de cem cardiologistas. Sua combinação de técnica e sensibilidade social é modelo para a prática clínica contemporânea.
Na Atividade Docente
Fábio Lopes Rocha — psiquiatra e mestre na formação de profissionais há mais de quatro décadas, referência no ensino, na pesquisa e na consolidação de programas de pós‑graduação. Seu legado acadêmico reflete-se em gerações mais preparadas para cuidar da saúde mental da população.
Na Atividade Científica
Nilson Figueiredo Amaral — cirurgião torácico cuja liderança, estudos e inovação, incluindo sua experiência no Brasil e no exterior, constante presença nos serviços e eventos da especialidade elevam o padrão da medicina, contribuindo diretamente para melhores desfechos, assistência, cuidado e resultados de altíssima qualidade.
Na Atividade Associativa e Defesa Profissional
Cláudia Navarro — recebe nossa homenagem por sua trajetória de gestão, representação e compromisso institucional — fortalecendo a voz dos médicos em diferentes instâncias e promovendo a defesa das melhores práticas em saúde.
Na Atividade Saúde Pública
José Carlos Serufo, que nos envia sua saudação — intensivista, educador e autor, cuja atuação acadêmica e institucional promove, ainda, uma reflexão ética junto à saúde, incansavelmente e de forma desafiadora como presenciamos durante a pandemia.
Na Atividade Gestão
Aylan César de Melo — gestor com sólida experiência no Sistema Unimed e nas instâncias federativas, cuja liderança estratégica tem contribuído para a sustentabilidade e a integração dos serviços de saúde.
Após as falas dos homenageados, os convidados participaram do congraçamento em um coquetel.
Fotos: Gláucia Rodrigues
















































































