login
Primeiro acesso? Clique aqui

Este site foi desenvolvido com tecnologias avançadas para
lhe proporcionar uma experiência incrível.
Infelizmente, este navegador não é suportado

Sugerimos que você use o
Google Chrome para melhores resultados.

Médico Mineiro em Destaque

Conheça os profissionais que atuam no interior do Estado que serão agraciados pela relevância do trabalho prestado em suas comunidades:

Almenara
Dra. Patrícia Chaves da Cunha Peixoto

Graduou em 1986 pelo Hospital Adventista Belo Horizonte. É responsável pelo serviço de neonatologia do Hospital Geraldo Guimarães, atuando na instituição desde 2001. Sempre prestou atendimentos nos serviços do Sistema Único de Saúde, atendendo a todos as crianças e seus familiares com afinco e dedicação.

Barbacena
Dr. José Eugênio Dutra Câmara Filho

Gastroenterologista, graduado pela faculdade de Barbacena em 1988, onde hoje atua como professor. Coordenador da Clínica Gastroclínica e ex-diretor da Unimed na cidade e coordenador do Ambulatório Municipal de Gastroenterologia. Ocupou a presidência da Associação Médica de Barbacena, sendo atuante na defesa da classe e dos debates em torno da medicina. Sempre atuou junto ao SUS na assistência aos carentes demonstrando grande sensibilidade social.

Betim
Dr. Cláudio Guzella de Freitas

Especialista em clínica médica, formou em 1992 pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais. Atua como professor do curso de Medicina na PUC Betim, desde 2020. Médico da ouvidoria da Prefeitura Municipal de Betim, desde 2017.
Profissional extremamente dedicado e atualizado, atua em vários setores de saúde na cidade. Conhecido por muitos por também fazer parte da banda musical Doutor 50, formada apenas por médicos.

Carangola
Dr. José Anchieta de Oliveira Pereira

Formado pela Faculdade de Medicina Grande, na Paraíba. Atua como chefe do serviço de Pronto Socorro da Casa de Caridade de Carangola, desde 1982. Atuou como tesoureiro da Sociedade Médica de Carangola de 1979 a 1981. Exerceu o cargo de diretor clínico no
Hospital Evangélico de Carangola, de 1985 a 1987. Grande profissional, ético e atento a oferecer uma assistência de qualidade a seus pacientes e comunidade.

Cataguases
Dra. Fernanda Peixoto Ramos

Graduou, em 1978, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Especializada em Ultrassonografia, anestesiologia e pós-graduada em angiologia e cirurgia vascular. Atuou no Hospital de Cataguases de 1979 a 1991, participando da instalação do primeiro serviço de ultrassonografia na instituição. Atuou como plantonista no serviço de emergência clínica do pronto-socorro e UTI no Hospital de Cataguases, nas décadas de 80 e 90. Médica com grande competência e reconhecida pelos atendimentos humanizados aos pacientes.

Conselheiro Lafaiete
Dra. Sandra Mara Bernardes Espada Cancela

É formada pela Faculdade de Medicina da Fundação Presidente Antônio Carlos, em 1978.
Título de especialista em pediatria, pós-graduada em medicina do trabalho e perícia médica. Ocupou o cargo de tesoureira da Associação Médica de Conselheiro Lafaiete de 1991 a 1993 e de 1997 a 1999, onde ainda foi presidente durante a gestão de 1999 a 2002.
Forte papel no meio associativismo, sendo responsável pela inauguração da sede da filiada da AMMG, em Conselheiro Lafaiete.

Formiga
Dr. Luciano Cabral Carvalho

Graduado em medicina pela UFMG, em 1997 e especialista em pneumologia. Ocupa o cargo de tesoureiro na Associação Médica de Formiga e também é médico pneumologista efetivo na prefeitura da cidade. Trabalhou intensamente na linha de frente de combate à Pandemia da Covid-19 na Santa Casa de Formiga, onde foi vice-diretor entre 2021 a 2023, e no Hospital de Campanha Vicentão. Trabalha com afinco e amor ao próximo.

Governador Valadares
Dra. Márcia Cordeiro de Morais Barbosa

Formada em 1983 pela Faculdade de Medicina da UFMG. Pediatra e médica sanitarista. Participação na implantação do Sistema Única de Saúde, no município de Governador Valadares. Diretora da Gerência Regional de Saúde de Governador Valadares, em 2000. Atuou como Gerente de Epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde local, de 1993 a 1999. Dentre outras importantes atividades, evidencia seu trabalho em saúde pública e imunização. Profissional com relevantes serviços prestados à comunidade.

Itabira
Dr. Colombo Portocarrero Alvarenga

Iniciou o estudo de medicina na faculdade de BH, a única do Estado de Minas. Em 1948, fez um curso de Lepra na Colônia Santa Isabel, juntamente com João Gontijo e José Malheiros. Em 1949, iniciou consultório em sua residência, como era de praxe na época, atendendo a qualquer hora, já que não havia serviço de pronto socorro na cidade. Em 1962, foi convidado a trabalhar no Hospital Carlos Chagas, onde exerceu suas atividades por 23 anos até se aposentar em 1983. Em 2021, com a criação do Programa de saúde da Família trabalhou por cerca de 8 meses.

Itaúna
Dr. Helênio Eustáquio Alves Oliveira

Médico ortopedista e traumatologista, com título pela Sociedade Brasileira de Ortopedia e participação em diversos cursos e congressos. D. Helênio formou-se em 1970. Trabalhou no Pronto Socorro João XXIII e Amélia Lins e retornou para Itaúna aonde atua até hoje no Hospital Manoel Gonçalves de Souza Moreira. Casado, pai de quatro filhos, sendo três médicos e um farmacêutico, dedica a sua vida à família e à medicina.

Ituiutaba
Dr. Nilton de Souza

Graduou pela Faculdade Medicina Triângulo Mineiro, em 1967. Especialista em clínica médica e cirurgia geral. Fundador da Casa de Saúde Santa Lúcia, onde atuou como Diretor Administrativo. Em 1974 inaugurou um novo prédio para a Casa de Saúde Santa Lúcia que
funcionou até 2002, quando foi transferido para o Hospital São Joaquim de Ituiutaba até 2019. Ocupou a presidência da Associação Médica de Ituiutaba. Exerceu sua profissão com grande competência e empreendedorismo. Admirado pelo estilo apaziguador e tolerante, também é um exemplo para as novas gerações de médicos.

João Monlevade
Dr. Luis Alpino Prandini de Assis

Formado pela Faculdade de Medicina da UFMG, em 1998. Especialização em Cirurgia de Cabeça e Pescoço pelo Hospitais Mário Pena e Luxemburgo e, em Otorrinolaringologia pelo Núcleo de Otorrino BH. Presidente da Associação Médica de João Monlevade
de 2009 a 2011. Conselheiro Fiscal e Conselheiro Administrativo da Unimed João Monlevade em vários mandatos e Membro do Corpo Clínico do Hospital Margarida em João Monlevade.

Juiz de Fora
Dra. Elimar Jcob Salzer Rodrigues

Formada pela Universidade Federal de Juiz De Fora, em 1968. Especializou-se em psiquiatria e mestrado em Farmacologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Coordenadora da Comissão de Ética Médica da Associação Médica de Juiz de Fora, há três mandatos. Professora aposentada da Universidade Federal de Juiz de Fora e atual professora convidada cursos de psicofarmacologia. Autora do livro Transtornos
Emocionais: bases neuroquímicas e farmacoterápicas. Médica acolhedora, ativa e participante no meio acadêmico.

Lavras
Dra. Maria Laura Alvarenga

Graduada pela Faculdade de Medicina da UFMG, em 1983 e especialista em Clínica Médica. Atual como clínica geral na Santa Casa de Perdões desde 1984. Membro efetiva da AMMG e da Associação Médica de Lavras desde 1994. Seus cuidados para com os pacientes vão para além da medicina. Destaca-se pelos trabalhos comunitários. Dedica-se ao cuidado com o próximo, sobretudo os mais necessitados.

Leopoldina
Celso Francisco Rezende Vieira

Graduado pela Universidade Federal de Juiz de Fora, em 1984. Especializado em Ortopedia e Traumatologia. Médico ortopedista na Casa de Caridade Leopoldinense. Ex-secretário municipal de saúde de Leopoldina e ex-presidente da Associação Médica de Leopoldina.
Profissional competente e ético, comprometido com a atualização científica e ativo na defesa dos interesses da classe médica.

Muriaé
Dr. Maria Tereza Pedrosa e Ornellas

Formada pela Faculdade de Medicina de Vassouras, em 1977. Especializada em pediatria, atuou no Corpo Clínico da Casa de Saúde Santa Lúcia por cinco anos. Foi Diretora Clinica e sócia Fundadora da Associação Médica Infantil de Urgência, em Muriaé. Médica concursada da Prefeitura Municipal de Muriaé por 31 anos e Membro da Diretoria da Unimed Muriaé há mais de 30 anos passando pelos Conselhos de Administração, Conselho Ético Técnico e Fiscal. Exerceu o cargo de Delegada da Sociedade Médica de Muriaé junto à AMMG no triênio 2002/2005. Em toda sua vida profissional zelou e trabalhou com ética profissional.

Pará de Minas
Dr. Jairo Mendes de Vasconcelos

Graduou em 1983 pela Faculdade de Medicina de Barbacena. Pediatra, atua como neonatologista no Hospital Nossa Senhora da Conceição de Pará de Minas, onde foi vice-diretor entre 2010 e 2012. Trabalhou nas prefeituras municipais de São José de Varginhas,
Maravilhas e Pará de Minas. Profissional exemplar e que inspira muito por toda a sua trajetória.

Paracatu
Dr. Maurício Maia Ferreira

Graduou pela Universidade Federal de Goiás em 1977 e fez residência em Oftalmologia pelo Hospital da Universidade de Brasília. Membro fundador da Associação Médica de Paracatu e da Unimed Noroeste de Minas, participando ativamente na construção do Hospital São Lucas da cidade. Ocupou posições de liderança, inclusive participando como diretor da Unimed em diversas gestões, sempre pautando seu trabalho na valorização profissional e como elemento de coesão da classe médica local. Realiza um trabalho social ímpar, muito admirado pela comunidade.

Patos de Minas
Dr. Márcio Severo Rios

Graduado em 1973 pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais. Especialista em Medicina Laboratorial, atuou como patologista clínico na Casa de Saúde Imaculada Conceição e fundador do Laboratório de Análises Clínicas e Patologia Carlos Chagas. Pioneiro em sua especialidade, exerce a medicina com dedicação, sempre atento as evoluções das técnicas para melhor e mais precisa leitura dos exames laboratoriais.

Patrocínio
Dr. Antônio Sia NETO

Graduou em 1978 pela Faculdade de Medicina da UFMG. Especialista em Gastroenterologia, atuou como professor da disciplina de 1980 a 1982, na Faculdade de Ciências Médicas de Belo Horizonte. Médico visitante do departamento de Ultrassonografia do White Memorial Hospital de Los Angeles. É membro integrante do corpo clínico da Santa Casa local. Médico atuante na cidade, onde cultiva grandes afetos por parte da comunidade e colegas. Mais de 30 anos de atuação na medicina alicerçados na ética e dedicação ao próximo.

Pedro Leopoldo
Dr. Ademar José Maia Dias

Formado em Medicina em 1973 pela Faculdade EMESCAM. Especialista em Ortopedia e Traumatologia e Medicina do Trabalho. Atuou como vereador em Pedro Leopoldo. Foi secretário de saúde na prefeitura e um dos fundadores do pronto atendimento da cidade.
Exerceu a presidência da Associação Médica de Pedro Leopoldo no período de 2011 a 2021, renunciando ao cargo por motivos de saúde. Grande exemplo de humildade, honestidade e superação, realizando um trabalho incrível por onde passou.

Pouso Alegre
Dr. Alexandre Ciappina Hueb

Graduou em 1990 pela Faculdade de Medicina de Pouso Alegre. Fez residência em cirurgia cardíaca pelo Instituto do Coração. Doutor pela Faculdade de Medicina da USP. É chefe do serviço de cirurgia cardíaca da Univás e Hospital das Clínicas de Itajubá. Professor assistente de Medicina da Univás e Diretor Técnico do Hospital das Clínicas Samuel Libânio,
Pouso Alegre. Grande atuação na Frente de Combate a pandemia da Covid-19.

Teófilo Otoni
Dr. Ademir Camilo Prates Rodrigues

Graduado, em 1987, pela Faculdade de Ciências Médicas de Belo Horizonte. Especialista em Ginecologia e Obstetrícia, Medicina do Trabalho e Medicina Legal. Médico de conduta ilibada e profissional exemplar, sempre a postos para prestar serviços para a população.

Três Corações
Dr. Herly Soares de Freitas

Formado pela Universidade Federal de Juiz de Fora, em 1980. Ginecologista e Obstetra e Médico do Trabalho, é membro fundador do Hospital São Lucas, da Unimed e da Associação Médica de Três Corações. Médico destaque e respeitado pelo seu profissionalismo,
é reconhecido pela comunidade.

Três Pontas
Dr. Eduardo de Vasconcelos Camargos

Graduado pela Faculdade de Medicina de Itajubá, em 2003. Cirurgião Geral, trabalha no Hospital Franciso de Assis e Centro de Especialidades Médicas da cidade. Foi diretor clínico da Santa Casa de Três Pontas por quatro anos. Cirurgião Geral da Prefeitura Municipal e da Santa Casa local. Exerce de forma exemplar a sua profissão e é admirado pela sua dedicação e competência.

Ubá
Dr. Munir Jacob

Formou em 1968 pela Faculdade de Medicina da UFMG. Residência em Cirurgia Geral pelo Hospital das Clínicas da UFMG. Presidente da Associação Médica de Ubá, de 1979 a 1981; da Associação dos Médico de Ubá e Região, em 1980 e da Associação Médica da Zona da Mata, de 1987 a 1989. Foi Secretário Municipal de Saúde no período de 2007 a 2008. Um grande profissional que trabalhou intensamente em favor da classe médica, participante intensamente na saúde pública, sempre atento aos mais necessitados.

Uberlândia
Dr. Gladstone Rodrigues da Cunha

Graduou em 1965 pela Faculdade de Medicina da UFMG. Autou como Docente da Faculdade Médica de Uberlândia, reitor da Universidade Federal de Uberlândia e Secretário Executivo do Ministério da Educação. Exerceu o cargo de Secretário Municipal de Saúde local de 2006 a 2012. É secretário desde 2017. Defensor do ensino público de qualidade, tem uma brilhante carreira como docente.

Unaí
Dr. JOAQUIM TOMAZ DA SILVA

Formou em 1993 pela Faculdade de Medicina do Triângulo Mineiro. Fez residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Regional de Ceilândia (DF). Atua em Unaí-MG, desde de 1997, como cirurgião geral e clínico geral no Hospital Santa Helena e no Hospital Municipal de Unaí. Desde 2020 é o médico responsável pela internação da Ala Covid 19 do Hospital Municipal de Unaí -MG, sendo também diretor clínico do hospital.

Vale do Aço
Dr. Márcio de Araújo Quintão

Graduado em Medicina, em 1978, pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais. Cirurgião e Coloproctologista, presta serviços em consultório e Hospital Albert Sabin. Ocupou o cargo de vice-presidente da Associação Médica do Vale do Aço, no período de 1993 a 1995. Médico de extrema competência e saber na medicina.

Varginha
Dr. Francisco de Paula Victor Pereira

Graduado pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais, em 1982. Psiquiatra, foi Chefe de Serviço Médico Especialista I da Secretaria de Administração do Estado de Minas Gerais por aproximadamente três anos e também Chefe da Clínica Central de Varginha por mais de quatro anos. É membro efetivo do Conselho Administrativo do Hospital Regional do Sul de Minas. Ocupou a presidência da Associação Médica de Varginha em duas gestões, em 1975/1977 e 1977/1979. São 56 anos de dedicação à psiquiatria, sendo referência no atendimento prestado em sua área. Um profissional reconhecido por sua competência, comprometimento
e dedicação.

Viçosa
Dr. RosÂngela Pereira Calil de Oliveira

Graduou pela Universidade Federal de Juiz de Fora, em 1979. Especialização em anestesiologia pelo Hospital Pedro Ernesto na UERJ. Coordenadora do Centro Cirúrgico do Hospital São João Batista. Preceptora da Residência Médica em Anestesiologia da Universidade Federal de Viçosa. Exerce a profissão de modo criterioso e responsável, nunca perdendo de vista o objetivo maior da Medicina, que é o conforto e o bem-estar do paciente. Sua postura na defesa do paciente e da boa medicina fez dela a coordenadora do centro cirúrgico e preceptora, com decisiva contribuição para a continuidade das
boas práticas dentro do setor.