Uma noite de congraçamento marcou, quarta-feira (18/10) a abertura da Semana do Médico 2023 no Centro de Convenções e Eventos da Associação Médica de Minas Gerais (Cencon AMMG). A AMMG, o Conselho Regional de Medicina de Minas Gerais (CRM MG) e o Sindicato de Medicina de Minas Gerais (Sinmed MG) homenagearam os ‘Jubilados de Ouro’, agraciando os médicos que completaram 50 anos de formados.
A cerimônia contou com a presença do Coral da Unimed que abrilhantou com suas vozes e piano os convidados. No repertório, a Cantate Domin de Handel, Jesus Alegria dos Homens de Bach e Céu de Santo Amaro, de Flavio Venturini, além do Hino Nacional.
Compondo a mesa, deram as boas-vindas o presidente da AMMG, Fábio Augusto de Castro Guerra; o presidente do CRM MG, Ricardo Hernane Lacerda Gonçalves de Oliveira; o presidente do Sinmed
MG, Jordani Campos Machado; o presidente da Academia Mineira de Medicina, José Carlos Serufo; a diretora da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (FC UFMG), Alamanda Kfouri e o diretor da Faculdade de Ciências Médicas e representando também a Feluma, José Celso Guerra Pinto Coelho.
Para Guerra, sempre é uma grande honra participar de um momento tão especial. “São cinco décadas que significam muito mais do que rememorar o diploma recebido em 1973. Mas que reafirmam a bela escolha pela Medicina por cada um dos senhores e senhoras que hoje estão sendo homenageados. O cinquentenário da formatura certamente os trará à memória as ilusões e desilusões do curso. No entanto, ter seguido a profissão desejada e dedicar à vida ao cuidado do próximo, lembra o quanto são importantes e necessários para
a nossa sociedade.”
Saudando os homenageados, a diretora Científica da AMMG, Sinara Mônica Leite brindou a todos com um túnel do tempo, fazendo alusão a formação na década de 70, as dificuldades e os incrementos na área da saúde e a importância da busca por uma formação de excelência, pautando sempre na ética e na boa relação médico-paciente.
Representando os formados da FC UFMG, a médica Eliane Dias Gontijo emoldurou seu discurso com grande emoção e lembrou de muitos colegas que deixaram a vida no interior e vieram para a capital dedicar suas vidas ao bem-estar do outro. “Aprendemos o valor da escuta ativa e há cinco décadas temos a certeza que praticamos a medicina baseada no paciente”.
Saudando os jubilados pela FM CMMG, o médico Carlos Alberto da Silva Bastos, falou de todos os esforços despendidos que deu a todos a certeza de bons frutos colhidos. “Aqui formamos uma família. Somos muito mais que colegas e não poderíamos colher todo o nosso trabalho por cinco décadas estando juntos aos nossos colegas e familiares.”
Ao final do encontro, os convidados foram brindados com um coquetel. A Semana do Médico continua com suas festividades nessa quinta-feira (19/10), com as homenagens aos Médicos Mineiros em Destaque e Personalidade Médicas.
Confira os nomes dos homenageados e a programação em nosso site: https://ammg.org.br/semana-do-medico/
Fotos: Gláucia Rodrigues