área do associado

Exposição Tons sobre Ton

Exposição Tons sobre Ton

Otto Cirne recebe ‘Tons sobre Ton’

O mês de janeiro está sendo contemplado com a exposição ‘Tons sobre Ton’. O Espaço Cultural Otto Cirne recebe as telas do artista plástico Ton Coutinho com cores vivas que remetem toda a essência do seu trabalho feito nas técnicas acrílica sobre tela.

A trajetória de Coutinho é inspiradora, por demonstrar que a arte pode ser uma fonte de superação e realização pessoal, mesmo diante de desafios físicos (ele é PCD – pessoa com deficiência). Sua determinação e dedicação o levaram a desenvolver um estilo único e a transmitir suas emoções por meio de suas obras.

Sempre apreciou as artes por ser filho de pai folião e ligado à música. Começou aos 12 anos a fazer cópias de desenhos. “Hoje estou na pintura com pinceladas sem intenção de realismo, porque o realismo me prendia, gosto de liberdade”, explica.

De estilo considerado “solto”, pois ainda está em formação, ele afirma que “a mostra tem uma pegada de levar um pouco de arte a todos, trazendo um despertar sobre a inclusão. A ideia é chamar a atenção da sociedade sobre o tema”, avalia. Seu desejo é levar uma mensagem de paz, amor e inclusão, e motivar as pessoas a fazerem o mesmo.

Os críticos o reconhecem como um talentoso artista PCD que se expressa com criatividade e supera todos os obstáculos. Em meados dos anos 2000, frequentou o Conservatório Lorenzo Fernandes, em Montes Claros (MG), onde fez seu primeiro contato formal com a arte. Por motivos pessoais, não continuou o curso.

Há cerca de dois anos, a pedido de sua sobrinha, voltou a pintar, encontrando o incentivo que precisava para mergulhar novamente em seu amor pela criação artística. Durante esse tempo, ele vem aprimorando seu aprendizado, visitando exposições em São Paulo e explorando novas técnicas e estilos.

O pintor neerlandês Vincent van Gogh, os brasileiros Eduardo Kobra, Samuel Caixeta e os gêmeos Gustavo e Otávio Pandolfo estão entre os artistas que admira em diversas manifestações. Por falar em diverso, as obras contarão com leitura em braile. A iniciativa visa proporcionar uma experiência completa para todos os visitantes, por meio da leitura tátil.

‘Tons sobre Ton’ estará aberta à visitação até o final do mês de janeiro, de 8h às 21h, de segunda a sábado, e as obras serão comercializadas. O Espaço Cultural Otto Cirne está localizado no hall de entrada do Centro de Convenções e Eventos da Associação Médica de Mina Gerais e é destinado à exposição de obras de arte de autoria de associados e seus dependentes.

Médicos não associados e artistas não médicos podem utilizar o espaço, dependendo da disponibilidade na agenda. Interessados devem entrar em contato com a Assessoria de Comunicação, pelo telefone (31) 3247 1608 ou e-mail comunicacao@ammg.org.br.

COMPARTILHE
Navegue

Posts Relacionados