Otto Cirne abriga ‘Serra e Terra’
‘Serra e Terra por Graciola Rodrigues’ é a exposição do mês de dezembro. A artista plástica revisita o Espaço Cultural Otto Cirne com peças em cerâmica e pintura em tela. Os trabalhos são na técnica modelagem em terra cota, apresentando imagens figurativas.
Segundo ela, a inspiração para as obras dessa mostra vem da representação das mulheres apanhadoras de sempre-vivas – nome popular para um grupo de plantas que mantêm sua cor após a colheita e secagem, sendo nativas principalmente da Serra do Espinhaço, em Minas Gerais.
A musicalidade em Diamantina e região também inspiram a artista que vem desse município mineiro. A aptidão pelas artes é inata! “Desenho desde pequena e, mais tarde, com a influência de amigos, decidi aprimorar naquilo que eu era autodidata”, explica. Ela fez cursos e se graduou na Escola Guignard, referência em Belas Artes no estado de Minas Gerais.
Rodrigues, que afirma passear pelos estilos expressionista, cubista e modernista, conforme seu público a descreve, guia-se em temas diversos: “Posso dizer que tenho um trabalho global, pois desenvolvo nas telas temáticas distintas entre si e os artistas modernistas brasileiros me inspiram muito”.
O brasileiro Cândido Portinari e o espanhol Pablo Picasso são quem ela mais admira no mundo artístico. “Vivo na cultura e estou atenta às manifestações de arte ao meu redor. Ministro aulas de educação artística e atuei, até dezembro de 2024, na Secretaria de Cultura de Diamantina”, conta.
As peças de ‘Serra e Terra por Graciola Rodrigues’ serão comercializadas e ficam em exposição até o final de dezembro, de 8h às 21h, de segunda a sábado. O Espaço Cultural Otto Cirne está localizado no hall de entrada do Centro de Convenções e Eventos da Associação Médica de Minas Gerais e é destinado à exposição de obras de arte de autoria de associados e seus dependentes.
Médicos não associados e artistas não médicos podem utilizar o espaço, dependendo da disponibilidade na agenda. Interessados devem entrar em contato com a Assessoria de Comunicação, pelo telefone (31) 3247 1608 ou pelo e-mail comunicacao@ammg.org.br.
Ir para o conteúdo


