Fato apresenta ‘Legado Negro’
Durante o mês de fevereiro, Glauber Henrique, que assina ‘Fato’ como artista plástico, traz ao Espaço Cultural Otto Cirne sua primeira exposição individual: Legado Negro. Em shapes de skate, MDF e telas, pintados com spray e tinta acrílica, ele retrará pessoas negras anônimas e figuras negras reconhecidas mundialmente, destacando suas histórias, expressões e legados.
Fato é mineiro de Sabará, autodidata, atua nas artes visuais desde a infância. Aos 12 anos de idade teve seu primeiro contato com o graffiti, linguagem que se tornou base de sua trajetória artística e segue presente em seus trabalhos até os dias de hoje. Para essa mostra, reuniu essas técnicas para, segundo ele, celebrar a beleza, a fé e a resistência do povo negro.
Com uma linguagem que nasce nas ruas e dialoga com o contemporâneo, o artista destaca que a exposição propõe um olhar sensível e respeitoso sobre a identidade negra, valorizando suas raízes, sua força espiritual e sua importância histórica. “Legado Negro é um convite à memória, ao reconhecimento e à honra de um povo que resiste, cria e transforma.”
O talento de Fato transcende às pinturas com obras que transitam entre o graffiti, intervenções em suportes alternativos e a tatuagem. Skatista e músico, carrega a vivência da rua como parte essencial de sua identidade artística e busca transmitir em sua arte mensagens que ultrapassam o visual, alcançando o espiritual e o emocional, convidando o público a sentir, refletir e se conectar.
Com sua experiência coma arte urbana e seus multitalentos, considera ter estilo realista. Sua inspiração depende de cada ambiente e, por este motivo, presta atenção nos lugares onde está, no que há por perto: “No nosso olhar para a arte está em todos os cantos, mas o graffiti mexe comigo demais, é algo que eu gosto muito”, destaca.
Suas peças são produzidas em ateliê em sua própria casa e serão comercializadas ao longo da exposição. “Este ano pretendo abrir junto ao meu ateliê um estúdio de tatuagem, criando um espaço para visitação pública e também ponto de encontro de artistas.
Médicos não associados e artistas não médicos podem utilizar o espaço, dependendo da disponibilidade na agenda. Interessados devem entrar em contato com a Assessoria de Comunicação, pelo telefone (31) 3247 1608 ou pelo e-mail comunicacao@ammg.org.br.
Ir para o conteúdo



