‘Entre o traço e a alma’ abrilhanta Otto Cirne
Durante o mês de dezembro, Joanna Scharlé revisita o Espaço Cultural Otto Cirne com a mostra ‘Entre o traço e a alma’. Desenhos emoldurados e produzidos na técnica bico de pena revelam rostos, flores e paisagens transformadas pela contemporaneidade da artista plástica.
Nascida em Minas Gerais, adotou o sobrenome de seu bisavô, engenheiro luxemburguês Albert Scharlé para rodar o mundo com a sua arte. Graduada em Comunicação Social, desenhar foi algo que desenvolveu em um intercâmbio ainda na época do ensino médio. “Voltei do exterior, entrei para a faculdade, e procurei a renomada Solange Botelho para aprender mais”, relata.
Pós-graduada em Artes Plásticas e Contemporaneidade, ela intensificou os estudos e, em 2013, realizou sua primeira exposição individual. Embora considere seu estilo expressionista, para esta exibição apresenta ilustrações desconstruídas. Atualmente, cursa psicologia com o objetivo de unir arte e terapia: “Desejo trabalhar o lúdico para liberar a ansiedade, por exemplo”.
Seu trabalho é premiado e reconhecido por personalidades do meio como o presidente do Conselho Empresarial de Cultura da Associação Comercial e Empresarial de Minas, Jorge Carlos Borges de Souza. Ele afirma: “Joanna Scharlé usa a cor e figuras humanas descontruídas como forma de conduzir o espectador a um estado de espírito mais elevado em relação à vida (…)”.
Scharlé produz em ateliê próprio e conta que entre os artistas que admira estão o espanhol Pablo Picasso, que foi o pai da arte moderna, segundo a artista, porque, também conforme ela, ele enxergava além do que as pessoas viam e ainda o francês Marcel Duchamp, que, em sua opinião, foi o pai da arte contemporânea.
‘Entre o traço e a alma’ fica em exposição até o final do mês de dezembro de 8h às 21h, de segunda a sábado, e as peças serão comercializadas. O Espaço Cultural Otto Cirne está localizado no hall de entrada do Centro de Convenções e Eventos da Associação Médica de Minas Gerais e é destinado à exposição de obras de arte de autoria de associados e seus dependentes.
Médicos não associados e artistas não médicos podem utilizar o espaço, dependendo da disponibilidade na agenda. Interessados devem entrar em contato com a Assessoria de Comunicação, pelo telefone (31) 3247 1608 ou e-mail comunicacao@ammg.org.br.