área do associado

Um amor por Diamantina

Um amor por Diamantina

Exposição apresenta Diamantina

Durante o mês de abril, o Espaço Cultural Otto Cirne recebe as obras de Graciola Rodrigues. Intitulada ‘Meus diamantes’, a exposição revela o amor da artista plástica pela cidade de Diamantina, Minas Gerais, em pinturas nas técnicas acrílica sobre tela e mista.

A aptidão pelas artes é inata! “Desenho desde pequena e, mais tarde, com a influência de amigos, decidi aprimorar naquilo que eu era autodidata”, explica. Rodrigues fez cursos e se graduou na Escola Guignard, referência em Belas Artes no estado.

Para essa mostra preparou telas que reportam alguns pontos do município mineiro onde nasceu e considera ser a cidade da música. “Além da conhecida Vesperata, Diamantina tem uma musicalidade que expresso em minhas obras. Quem passa por lá constantemente vê músicos acompanhados de seus instrumentos.”

As pinturas, segundo ela, contam ainda com imagens das apanhadoras de ‘sempre-vivas’, nome popular dado a várias espécies de plantas que, após colhidas e secas, conseguem resistir consideravelmente ao tempo sem se estragar ou perder sua cor. “Ver as mulheres colhendo as flores é um belo momento”, acrescenta.

A artista, que afirma passear pelos estilos expressionista, cubista e modernista, conforme seu público a descreve, inspira-se não apenas em sua terra natal, mas em temas diversos: “Posso dizer que tenho um trabalho global, pois desenvolvo nas telas temáticas diferentes entre si”.

O brasileiro Cândido Portinari e o espanhol Pablo Picasso são quem ela mais admira no mundo artístico. “Vivo na cultura e estou atenta às manifestações de arte ao meu redor. Ministro aulas de educação artística e atuo na Secretaria de Cultura de Diamantina”, conta.

 

ONDE FICA A EXPOSIÇÃO

As peças de ‘Meus diamantes’ serão comercializadas e ficam em exposição até o final do mês de abril, de 8h às 21h, de segunda a sábado. O Espaço Cultural Otto Cirne está localizado no hall de entrada do Centro de Convenções e Eventos da Associação Médica de Mina Gerais e é destinado à exposição de obras de arte de autoria de associados e seus dependentes.

 

QUEM PODE UTILIZAR O ESPAÇO

Médicos não associados e artistas não médicos podem utilizar o espaço, dependendo da disponibilidade na agenda. Interessados devem entrar em contato com a Assessoria de Comunicação, pelo telefone (31) 3247 1608 ou e-mail comunicacao@ammg.org.br.

COMPARTILHE
Navegue

Posts Relacionados