Sociedades de Especialidades

NEUROCIRURGIA

A Sociedade Mineira de Neurocirurgia tem como objetivo garantir o progresso da Neurocirurgia no Estado por meio do incentivo ao aprimoramento da formação do neurocirurgião brasileiro, do monitoramento da prática profissional e da representação dos interesses dos neurocirurgiões.

O PROFISSIONAL
Neurocirurgia é a especialidade médica que se ocupa do tratamento de adultos, crianças, neonatos e, nos últimos anos, de fetos, portadores de doenças do sistema nervoso central e periférico, tais como hidrocefalia, tumores, doenças vasculares, degenerativas, traumas crânio-encefálicos e lesões raqui-medulares passíveis de abordagem cirúrgica, bem como do tratamento neurocirúrgico da epilepsia, da dor, das desordens dos movimentos (tais como a doença de Parkinson, as distonias, a síndrome de Tourette, dentre outras) e de alguns transtornos psique (psicocirurgia). Recentemente, também passou a tratar da substituição de órgãos sensoriais (olho e ouvido interno) disfuncionais por dispositivos artificiais.

SOCIEDADE MINEIRA DE NEUROCIRURGIA

Presidente: Dr. Cassius Vinicius Corrêa dos Reis

Telefone:

(31) 3247-1628

E-mail:

neurocirurgia@ammg.org.br

NOTÍCIAS

Nota de Pesar SBN

Nota de Falecimento A Sociedade Brasileira de Neurocirurgia (SBN) informa com grande pesar que o Professor Dr. Peter Joviano Coutinho faleceu no dia 14 de fevereiro “Dr. Peter Joviano Coutinho foi Professor da UFMG de Neurocirurgia e era Chefe do IPSEMG onde ajudou a formar dezenas de Neurocirurgiões durante a sua trajetória profissional. Natural de Carmo do Paranaíba-MG, fez residência do HC-UFMG. Foi um dos pioneiros da microcirurgia em Minas Gerais, fez novamente residência em neurocirurgia, na Filadélfia, no Children’s Hospital, em Harvard, Boston. Atuou por dois anos e posteriormente foi residente na London University de Ontário, como residente do professor Drake. Ficou um ano em Zurique na Suíça, também como residente do professor Yasargil. Era chefe do serviço do IPSEMG, além de preceptor do estágio na residência do HC/UFMG no IPSEMG e do programa de residência médica do IPSEMG. Foi também superintendente hospitalar do IPSEMG, conciliando a gestão hospitalar com a neurocirurgia. Deixa 4 filhos, 3 deles médicos, um deles, o neurocirurgião Rodrigo Coutinho, que atua em Brasília-DF.* Nossas mais sinceras condolências.” *Informações cedidas pelos familiares e pela Dra. Lina Herval Fonte: Sociedade Brasileira de Neurocirurgria

Leia mais »