área do associado

Dia Mundial sem Tabaco

Dia Mundial sem Tabaco

Dia Mundial sem Tabaco foca a proteção às crianças

A Comissão de Controle do Tabagismo, Alcoolismo e Uso de Drogas da Associação Médica de Minas Gerais (Contad AMMG) chama atenção para o Dia Mundial sem Tabaco, celebrado em 31 de maio. Este ano, a Organização Mundial da Saúde (OMS) definiu como tema da campanha ‘Proteção das crianças contra a interferência da indústria do tabaco’.

De acordo com a presidente da Contad AMMG, Maria das Graças Rodrigues, o objetivo é proteger as futuras gerações, alertando governos, formadores de opinião, mídia e toda a população sobre as estratégias da indústria do tabaco para atrair novos consumidores, notadamente crianças, adolescentes e jovens. “Queremos avançar em medidas que protejam a infância e a juventude da atratividade e do apelo ao consumo dos produtos do tabaco, que têm alto poder de causar dependência química, além de provocar doenças e mortes”, explica.

Rodrigues afirma que as medidas e ações para evitar a iniciação e a dependência da nicotina em crianças, adolescentes e jovens devem ser realizadas em várias frentes. “É muito importante que os pais e/ou cuidadores de crianças e adolescentes não fumem, assim como os professores e profissionais de saúde, pois são vistos como exemplos de comportamentos saudáveis. Devem ser capacitados na abordagem desse tema nas escolas e em todos os níveis de atenção do sistema de saúde.” A presidente da Contad AMMG considera que devem ainda ser implantadas e implementadas políticas públicas efetivas, de acordo com evidências científicas e é também muito importante haver um arcabouço legal que as ampare.

É relevante destacar que, conforme a OMS, o tabagismo é uma doença pediátrica, pois cerca de 90% dos fumantes se tornam dependentes da nicotina antes dos 19 anos de idade. Outra             questão são os novos produtos do tabaco como dispositivos eletrônicos, cigarros de taco aquecido, híbridos e vaporizadores de ervas secas. O marketing em torno do tabaco é forte e a indústria sempre traz novidades com embalagens, modelos e cores atrativas, aditivos com diversos sabores, substâncias que produzem um vapor mais suave, facilitando a tragada e a absorção pelo sistema respiratório, entre outros, como a exposição dos produtos nos pontos de venda perto de balas, chocolates e doces. Mais um chamativo é o patrocínio de eventos culturais e esportivos, com a contratação de influenciadores digitais. Os alertas serão feitos por meio de entrevistas com especialistas e material em diversas mídias.

COMPARTILHE
Navegue

Posts Relacionados