‘Setembro Verde’

‘Setembro Verde’

Junto à Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO), a Associação Médica de Minas Gerais (AMMG) reforça a importância da doação de órgãos, apoia a campanha ‘Setembro Verde’ e ilumina a sua sede.

Um dos líderes mundiais em número de transplantes de órgãos, o Brasil enfrenta altas taxas de recusa na doação e outros entraves que fazem com que, em média, cerca de 3.000 pessoas morram por ano enquanto aguardam a cirurgia.

O processo doação-transplante envolve muita expectativa, sofrimento e angústia, mas também pode, em muitos casos, revelar seres humanos incríveis e solidários que, diante da morte geralmente inesperada de um ente próximo, enxergam a possibilidade de ajudar a salvar a vida de um desconhecido.

No Brasil, a conexão entre possíveis doadores e os receptores são as equipes médicas de transplantes, de um lado, e de captação de órgãos e tecidos, de outro. É fundamental que cada brasileiro se informe por meio dos canais oficiais e dos veículos de imprensa sobre a importância de ser um doador de órgãos, e comunicar esse desejo a seus familiares.

Com dados do Ministério da Saúde