Um legado da memória

Um legado da memória

A Semana do Médico 2025 começou com suas celebrações no dia 15 de outubro e contou com uma cerimônia especial com o lançamento do Centro de Memória José de Laurentys Medeiros. O projeto que nasceu de um grande sonho, é uma parceria da Associação Médica de Minas Gerais AMMG) e da Academia Mineira de Medicina (AMM), tem o objetivo de mais do que celebrar a memória daqueles que escreveram a história da medicina mineira, reafirmar os alicerces éticos que orientam nossa profissão: o compromisso com o cuidado, com a vida e com a saúde.

Compuseram a mesa de abertura, o presidente da Associação Médica de Minas Gerais, Fábio Augusto de Castro Guerra; a presidente da Academia Mineira de Medicina, Elizabeth Costa Dias; representando o Conselho Federal de Medicina, Cibele Alves de Carvalho; o presidente do Conselho Regional de Medicina de Minas Gerais; Ricardo Hernane Gonçalves Lacerda de Oliveira; o presidente do Sindicato Dos Médicos De Minas Gerais, André Christiano Dos Santos; o presidente da Fundação Educacional Lucas Machado – Feluma, Wagner Eduardo Ferreira; o orador da Academia Mineira De Medicina e curador do Centro De Memória José Laurentys Medeiros, Geraldo Magela Gomes da Cruz e José de Laurentys Medeiros Junior, Filho Do Dr. José De Laurentys Medeiros.

Na abertura, o presidente da AMMG, falou da importância da iniciativa; “O Centro de Memória nasce para preservar todo um legado, passando por memórias, atuações, saberes e trajetórias que nos formaram. Preservar é também ensinar às novas gerações que a medicina não é apenas técnica, mas também humanidade e responsabilidade com a profissão e com todos os que nos procuram. É aqui que guardaremos exemplos que nos inspiram a ser melhores médicos, melhores colegas e melhores cidadãos.”

Guerra agradeceu com profundo reconhecimento, ao presidente da Feluma, Wagner Eduardo Ferreira, sua sensibilidade e envolvimento neste projeto viabilizou o Centro de Memória. “Minha gratidão também ao Geraldo Magela Gomes da Cruz, curador deste Memorial, cujo trabalho determinante transformou projeto em realidade.”

Em sua fala, o Laurentys Júnior lembrou do pai como uma figura ávida por conhecimento médico, e sempre ativo nas sociedades de especialidades por que passou e instituições de classe em que presidiu e ocupou cargos de liderança. “Seria impossível agradecer a todos com quem Laurentys conviveu, admirava e que foram importantes em sua vida profissional e associativa.”

A solenidade contou ainda com as falas do orador Geraldo Magela e o descerramento da placa de inauguração do Centro de Memória.

NA PLACA OS DIZERES

“Centro de Memória José de Laurentys Medeiros, no dia 17/10/2025, a Associação Médica De Minas Gerais (AMMG) e a Academia Mineira de Medicina (AMM) inauguraram o “Centro de Memória José de Laurentys Medeiros (CMJLM) para manter vivas as histórias e valorizar passado, presente e futuro destas instituições.”

Ao final da cerimônia, os convidados participaram do congraçamento em um coquetel.

Fotos: Gláucia Rodrigues