
Workplace by Facebook
Sobre o benefício

Como funciona
Como fazer parte
A solicitação pode ser feita pelo e-mail comunicacao@ammg.org.br ou diretamente na Área do Associado.
Atualização científica
Asma Grave
‘Asma Grave’ é o tema da aula ministrada pelo pneumologista e coordenador da Comissão de Asma da SMPCT, Guilherme Freire Garcia. O especialista define a doença, ressalta a importância da sua identificação, triagem e propostas de tratamento dos pacientes com asma grave e de difícil controle, conforme o ‘Protocolo de Asma’ da Sociedade.
Avaliação no Atleta de Alto rendimento
Em comemoração ao Dia do Esportista, o AMMG Reviews traz como tema a “Avaliação no Atleta de Alto rendimento”. A videoaula foi ministrada pelo cardiologista, médico do esporte e esportista Dr. Marconi Gomes. O especialista ressalta, entre outros pontos, a importância da avaliação médica na pré-participação esportiva.
Abordagem da criança e do adolescente com asma grave
Abordagem da criança, acima dos seis anos, e do adolescente com asma grave é tema da aula ministrada pela Dra. Laura Maria Belizário Lasmar. A especialista fala da epidemiologia e do Protocolo elaborado para a Sociedade Mineira de Pneumologia e Cirurgia Torácica.
Rastreamento do Câncer de Próstata
Com o especialista Eduardo Vitor de Castro.
Manejo da Crise de Asma no Pronto Atendimento
Com o pneumologista Flávio Mendonça.
Síndromes Hereditárias de Câncer de Mama
Com o Dr. José Cláudio Casali.
Maus Tratos na Infância e na Adolescência
Pelo ortopedista e traumatologista Bernardo Luís Fornaciari Ramos, também estão disponíveis.
Rastreamento e Diagnóstico do Câncer de Mama
Com o mastologista Gabriel de Almeida Silva Júnior.
Transplante de Órgãos no Brasil
Com o Dr. Agnaldo Soares Lima.
Habilidades de comunicação: entrevista motivacional
Com o médico da família e comunidade, Ricardo Alexandre de Souza.
Abordagem da endometriose e dor pélvica crônica
Com a ginecologista Márcia Mendonça Carneiro.
Avaliação sorológica da imunidade contra Hepatite B e sua vacina
Com o pediatra e imunologista José Geraldo Leite Ribeiro.
Câncer de cabeça e pescoço
A especialista Aline Lauda Freitas Chaves falou sobre o tema e a mudança do perfil epidemiológico devido ao HPV. Segundo Chaves, esta é a quinta neoplasia mais comum em todo o mundo. No Brasil e na Índia, um dos tumores mais prevalentes é o de câncer de cavidade oral. Ela relatou dados do Inca que contabilizam 11 mil novos doentes por ano. “O que mostra a importância de discutirmos o assunto, que tem no cigarro, seguido do álcool, seus principais fatores de risco.”
Cistos Pancreáticos Incidentais
A diretora científica adjunta da AMMG, a radiologista Luciana Costa abordou ‘Cistos pancreáticos incidentais’.
Surdez Súbita
A ‘Surdez súbita’ foi apresentada na aula da otorrinolaringologista Jordana Carvalhais Barroso. Ela explicou que o diagnóstico diferencial inclui doenças infecciosas, hematológicas e neurológicas e considera a surdez súbita como uma afecção de etiopatogenia multifatorial.
HPV: Impacto nas diversas especialidades
A presidente da AMMG, a ginecologista e obstetra Maria Inês de Miranda Lima evidenciou a problemática do HPV e seu impacto nas diversas especialidades.
Diga não à desnutrição
A especialista em nutrição parenteral e enteral, Maria Isabel Toulson Davisson Correia, abordou ‘A terapia nutricional no Brasil: histórico e impacto no prognóstico dos pacientes’. Correia citou a importância de aumentar a consciência das equipes de saúde sobre o problema da desnutrição no país.
Diagnóstico diferencial do olho vermelho
O diretor de comunicação da AMMG, vice-presidente da Sociedade Mineira de Oftalmologia, Luiz Carlos Molinari, falou sobre o ‘Diagnóstico diferencial do olho vermelho’. O tema foi apresentado a partir casos clínicos, permitindo aos colegas identificarem sintomas, diagnóstico e melhores formas de tratamentos e prevenção. O especialista listou referências que podem ser obtidas na Biblioteca Virtual da AMMG.
Atualização em DPOC
O pneumologista Fernando Ferreira Pereira tratou da ‘Atualização DPOC’.
Infarto agudo do miocárdio: atendimento inicial na sala de emergência
A cardiologista e emergencista, diretora da Associação Brasileira de Medicina de Emergência – Regional Minas Gerais (Abramede MG) Amanda Santos Pereira disse que a escolha do tema se deve aos dados alarmantes apresentados pela patologia. “Em 2016 foram registradas 349.938 mortes por doenças cardiovasculares e a abordagem precoce do paciente com infarto na sala de emergência é decisiva”.