Eduardo Vale expõe no Otto Cirne
Durante o mês de fevereiro o Espaço Cultural Otto Cirne, no Centro de Convenções e Eventos da Associação Médica de Minas Gerais, abriga a mostra ‘Reflexo de emoções’ de Eduardo Vale. Utilizando técnicas mistas, o artista plástico apresenta seu olhar em telas abstratas e com desenhos concretos.
A atividade artística apareceu muito cedo na vida de Vale. Aos 18 anos, cursou a Escola Técnica de Artes e passou a desenvolver layouts para anúncios, atuou em agências de publicidade e, paralelamente, como ilustrador de animações para comerciais. Hoje se dedica exclusivamente à pintura.
Segundo ele, uma das características que o definem como artista é o fato de não se apegar às técnicas convencionais. “Não considero ter um estilo definido e, para produzir, uso inclusive o braile que, para mim, vem de um universo de designer de capas de livro e de discos”, explica.
“Há anos venho fotografando paredes, tapumes, pisos, tetos e várias cenas do cotidiano. Essas imagens, com suas texturas e formas, somadas às diversas técnicas de execução, dão suporte para o desenvolvimento de minhas obras”, afirma Vale ao falar de sua inspiração para pintar.
De acordo com ele, cada quadro é uma imagem trabalhada de forma única. “Assim como experimentamos no nosso dia a dia diferentes tipos de texturas que nos proporcionam sensações variadas, procuro reproduzir nos quadros os mesmos estímulos que nos levam a essas sensações.”
As texturas podem contar histórias ou transmitir mensagens emocionais, uma lembrança, uma experiência ou um reflexo de emoções específicas, justificando o nome da exposição. “Incorporo elementos familiares para despertar emoções e conexões especiais nos observadores. Pode ser a rugosidade de uma parede, a suavidade de uma peça de roupa etc.”
O espanhol Pablo Picasso é o artista com o qual mais se identifica, pois ambos se beneficiaram financeira e emocionalmente com o trabalho que realizaram com as próprias mãos. Utilizando o pseudônimo Eduardo Pardal, expos diversas vezes em Belo Horizonte. Participou da Produtora Quilombo, empresa desenvolvedora de todos os projetos de Milton Nascimento e de outros artistas. Pela primeira vez na AMMG, irá comercializar as telas.
‘Reflexo de emoções’ estará aberta à visitação até o final do mês de fevereiro, de 8h às 21h, de segunda a sábado. O Espaço Cultural Otto Cirne está localizado no hall de entrada do Centro de Convenções e Eventos da Associação Médica de Mina Gerais e é destinado à exposição de obras de arte de autoria de associados e seus dependentes.
Médicos não associados e artistas não médicos podem utilizar o espaço, dependendo da disponibilidade na agenda. Interessados devem entrar em contato com a Assessoria de Comunicação, pelo telefone (31) 3247 1608 ou e-mail comunicacao@ammg.org.br.