Especialista alerta que o diagnóstico tardio pode levar à infertilidade.
No Brasil, uma em cada dez mulheres sofre com a endometriose e 57% das pacientes que procuram ajuda médica têm dores crônicas, segundo dados da Associação Brasileira de Endometriose. Para o médico Eduardo Cândido, membro da diretoria da Associação de Ginecologistas e Obstetras de Minas Gerais (Sogimig), o diagnóstico correto e o acompanhamento feito por uma equipe multiprofissional são fatores determinantes no ganho de qualidade de vida da paciente.
Por ser complexa e apresentar sintomas variados, a endometriose deve ser cogitada quando da presença de fortes cólicas menstruais, dor pélvica persistente acima de seis meses e infertilidade. Desta forma, havendo diagnóstico precoce, é possível reduzir os possíveis efeitos da doença que pode ser progressiva e comprometer a qualidade de vida das pacientes. Com origem multifatorial, a doença é um distúrbio que promove o desenvolvimento anormal do tecido endometrial – camada interna do útero – em outras partes do corpo como ovários, tecido que reveste a parte interna do abdome, chamado peritônio e até mesmo, intestinos e bexiga. O tratamento consiste no acompanhamento médico adequado, pela utilização de terapias medicamentosas e cirurgia, a depender do estágio da doença e das características da paciente.
O médico Eduardo Cândido alerta que até 30% das mulheres que chegam ao consultório com queixas de dor crônica na região pélvica podem ter a doença e 50% das pacientes com endometriose, também podem estar inférteis: “o diagnóstico precoce e o correto acompanhamento e tratamento por uma equipe especializada e multiprofissional, podem trazer melhoria da qualidade de vida para a paciente. Até para aquelas que desejam engravidar, é possível se avaliar condições terapêuticas a fim de que se aumentem as chances de uma possível gestação”.
PERGUNTAS FREQUENTES
O que é endometriose?
É a presença de tecido endometrial (tecido que reveste a parte interna do útero e que descama durante o período menstrual) em outros tecidos ou órgãos, que não o interior do útero (ovários; peritônio; intestinos; bexiga, dentre outros).
Quais os principais sintomas da endometriose?
Dor crônica na região pélvica principalmente no período menstrual e nas relações sexuais.
Mulheres com endometriose podem ter dificuldade para engravidar?
Sim, mas o diagnóstico precoce e o tratamento adequado podem tornar a gestação possível.
A endometriose tem tratamento?
Sim. Existem diversos tratamentos a depender do estágio da doença e das características e expectativas da paciente.
SOBRE A SOGIMIG
A Associação de Ginecologistas e Obstetras de Minas Gerais é uma entidade filiada à Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO). Possui cerca de 2.000 associados e trabalha para a atualização científica e para a defesa e a valorização dos profissionais da área.
——————————–
Flávio Amaral
Assessoria de Imprensa Sogimig
(31) 9 9235-9531 | flavio@maisinovacao.com.br
+Inovação | Comunicação e Estratégias Inteligentes