Órgãos Vitais Afetivos

Órgãos Vitais Afetivos

Otto Cirne abriga ‘Órgãos Vitais Afetivos’

No mês de outubro, Camila Fortes revisita o Espaço Cultural Otto Cirne e, desta vez, com a mostra ‘Órgãos Vitais Afetivos’. Peças produzidas em tecidos e algumas com acréscimo de materiais como pedraria, fios e rezina, apresentam os órgãos humanos com suas funções específicas e significados. Além do coração, também há pulmão, útero, cérebro e seios, todos acompanhados por um poema.

A costura é a técnica que permeia toda a produção! Ela explica que a relação universal do coração com o amor, primeiro órgão que construiu, despertou seu interesse para outras partes do corpo com o mesmo olhar poético. “Dei ao coração o nome de ‘Tum-Tum’. Depois fiz o pulmão que chamei de ‘Ufa’, relacionando com pausa, com o alívio”, revela. A artista conta que os pulmões foram feitos com estampas floridas.

Para celebrar as mulheres, o útero é nomeado ‘Viva’. “Bordei com flores para simbolizar os ciclos da mulher.” No mês da campanha de prevenção ao câncer de mama, Camila chama a atenção da sociedade para o ‘Outubro Rosa’ com uma obra dos seios que apelidou de ‘Mamá em pencas’. Com o nome ‘Ãn’, o cérebro foi formado com uma corda na qual foram dados nós: “Ele é todo um emaranhado que tem a ver com a complexidade do órgão, de ser, dos lados, da dicotomia”, completa.

Camila buscou conhecimento na medicina oriental para saber a relação dos órgãos com o organismo e afirma que a sabedoria popular também contribuiu para dar essência às peças que serão comercializadas. Considera-se autodidata, dedica-se às artes desde 2007 e revela que a sua intenção é provocar o público a transcender o pensamento.

‘Órgãos Vitais Afetivos’ fica em exposição até o final de outubro, de 8h às 21h, de segunda a sábado. O Espaço Cultural Otto Cirne está localizado no hall de entrada do Centro de Convenções e Eventos da Associação Médica de Minas Gerais e é destinado à exposição de obras de arte de autoria de associados e seus dependentes.

Médicos não associados e artistas não médicos podem utilizar o espaço, dependendo da disponibilidade na agenda. Interessados devem entrar em contato com a Assessoria de Comunicação, pelo telefone (31) 3247 1608 ou e-mail comunicacao@ammg.org.br.