AMMG Cultural apresenta Orquestra Stradivarius
O projeto AMMG Cultural abre as portas do Teatro Oromar Moreira para a Orquestra Stradivarius no dia 20 de agosto, quarta-feira, às 19h30. O grupo formado por 20 alunos do Colégio Santo Agostinho conta com a regência do maestro Tatá Sympa. O público ouvirá um misto de Música Popular Brasileira, jazz e área de ópera barroca.
A abertura do concerto será realizada pelo musicista João Gabriel Carvalho que falará sobre a história de se fazer música em conjunto e como isto leva à formação de uma orquestra. Fará uma relação com as orquestras estudantis e didáticas que segundo ele, como atuam em grupo, fazem jus ao ditado “uma só andorinha não faz verão”.
Há duas décadas, o Colégio Santo Agostinho mantém o trabalho musical com os alunos. Segundo Tatá Sympa, a frente do grupo desde o início deste ano, eles estudam flauta doce por três anos e, em seguida, seguem para a orquestra de base para aprender os instrumentos específicos como violino, viola de arco, violoncelo e flauta transversa. Após esse processo, passam a integrar a Orquestra Stradivarius.
O maestro entende que para os estudantes fazer parte da Orquestra funciona como uma válvula de escape das preocupações do cotidiano. “É um lugar onde podemos fazer a experiência da música em grupo com tudo que isso carrega. Atenção, concentração, emoção e alegria”, explica. Segundo ele, as prioridades da escola são respeitadas para não atrapalhar os integrantes, sobretudo os que estão se preparando para entrar na universidade. “Eu cobro sempre um empenho, mas não posso exigir demais.”
O Teatro Oromar Moreira está localizado no Centro de Convenções e Eventos da Associação Médica de Minas Gerais, na Avenida João Pinheiro, 161, Centro, Belo Horizonte. Para assistir ao concerto os ingressos gratuitos devem retirados no Sympla!