Mostra de setembro

Mostra de setembro

Pelo segundo ano consecutivo, ‘Arte em Macramê’ é a exposição do mês de setembro no Espaço Cultural Otto Cirne. A artista Maria Aparecida Teixeira da Silva revisita a galeria com peças que estampam as belezas produzidas em tecelagem, que consiste em fios, de várias espessuras, traçados e atados em nós. O nome Macramê (Migramach) é de origem turca, e significa “tecido com franjas, tramas ornamentais e galão decorativo”.

Este ano, há novidade! Serão cerca de 40 obras como painéis para fotos, tramas feitas em vidro e suporte para plantas. O destaque é para o vestido, exposto em um manequim, que revela a possibilidade de fazer roupas que são sobrepostas em peças já prontas, além de ombreiras como acessório.

Nascida em Cuiabá (MT), ela conta que o ofício de tecer fios veio do patriarca da família “Meu pai era agricultor, mas também produzia e vendia bandeiras em Macramê. Ele me ensinou a técnica e fui aperfeiçoando sozinha. É tudo 100% artesanal e levo até cinco horas dependendo da peça, porque se erro um ponto, desmancho e recomeço do zero”, explica.

“Macramê ou você ama ou odeia, assim como o ponto cruz e a pintura em tecido”, afirma. Maria Aparecida diz que já tentou passar a técnica de mãe para filha, mas, embora aprecie, sua primogênita não deseja herdar a prática. Sendo assim, perpetua sua arte ensinando algumas mulheres e crianças de projetos sociais em Nova Lima, região metropolitana de Belo Horizonte. Os ensinamentos em suas aulas são absorvidos de forma que muitas pessoas conseguem gerar renda com a venda dos artigos.

A artista concilia há duas décadas a arte com a atividade que a mantém financeiramente. “Então, crio somente no meu tempo livre.” Seu ateliê é em sua própria casa, onde costuma acompanhar pelo YouTube as aulas da professora Osana Barreto, de São Gonçalo (RJ), conhecida como Osana Macramê. “Admiro o que ela faz e aprendo muito.”

As peças serão comercializadas e ‘Arte em Macramê’ estará aberta à visitação até o final do mês de setembro, de 8h às 21h, de segunda a sábado. O Espaço Cultural Otto Cirne está localizado no hall de entrada do Centro de Convenções e Eventos da Associação Médica de Mina Gerais e é destinado à exposição de obras de arte de autoria de associados e seus dependentes.

Médicos não associados e artistas não médicos podem utilizar o espaço, dependendo da disponibilidade na agenda. Interessados devem entrar em contato com a Assessoria de Comunicação, pelo telefone (31) 3247 1608 ou e-mail comunicacao@ammg.org.br.