Medicina sem pressa

Medicina sem pressa

Terça Cultural debate medicina sem pressa

Terça Cultural: Medicina sem pressa

Data: 27 de agosto

Horário: 19h30

Local: Centro de Convenções e Eventos da AMMG (Avenida João Pinheiro, 161, Centro, BG/MG)

Inscrições: https://www.sympla.com.br/terca-cultural—medicina-sem-pressa__2578431

No dia 27 de agosto, especialistas falam sobre como exercer a atividade médica sem excessos e no tempo adequado

A Associação Médica de Minas Gerais (AMMG), com apoio da Academia Mineira de Medicina (AMM), realiza no dia 27 de agosto, às 19h30, mais uma edição da ‘Terça Cultural’, com o tema ‘Medicina sem pressa’. No Centro de Convenções e Eventos da AMMG (Avenida João Pinheiro, 161, Centro), o especialista em Clínica Médica Breno Figueiredo Gomes e o gastroenterologista e hepatologista Guilherme Santiago trazem reflexões sobre os possíveis excessos no exercício da profissão e habilidades importantes que os médicos precisam desenvolver. O encontro será mediado pelo neurocirurgião Jair Leopoldo Raso.

Na opinião de Guilherme Santiago, a medicina contemporânea é marcada por excessos: investigações desnecessárias, achados irrelevantes, intervenções injustificáveis. “Isso é preocupante, porque pode adoecer gente sadia e degradar o sistema de saúde”, avalia. Ele explica que há uma distorção do conceito de medicina preventiva, que não pode ser baseado na procura incessante por doenças. “Muitos fatores contribuem para essa atitude excessiva; por parte do médico, o tecnicismo exacerbado, a relação clínica acelerada e desatenta, as influências mercantis e as pressões do grande capital. Por parte dos pacientes, a expectativa irracional de que a tecnologia permite garantir saúde e eliminar riscos.” Segundo ele, com base científica, é mais fácil encontrar saúde verdadeira por caminhos mais simples e racionais.

Breno Figueiredo Gomes considera as habilidades não técnicas necessárias para se tornar um médico completo de verdade. Trata-se das “soft skills”, habilidades leves em tradução direta, que são, por exemplo, comunicação, trabalho em equipe, capacidade empática, habilidade social, autocuidado, entre outras. Para o especialista em clínica médica, é necessário “demostrar que essas habilidades são tão importantes quanto as técnicas, que não passam de obrigação de todos os médicos”. Figueiredo revela que a ‘slow medicine’ ou medicina sem pressa é uma denominação da boa medicina. “A valorização extrema da anamnese, da boa relação médico-paciente-familiares-colegas, do olho no olho, do cuidado genuíno.” Ele completa que exames jamais podem substituir a atenção real ao paciente, e sim complementá-la. “A boa medicina é a solução para o sistema de saúde. Vamos discutir isso!”

LANÇAMENTOS DE LIVROS

Na ocasião, os palestrantes irão lançar seus respetivos livros. Breno Gomes Figueiredo apresenta ‘As sutilezas da medicina – soft skills para profissionais da área da saúde’, em parceria com o psiquiatra Luís Augusto Dias Malta e Guilherme Santiago lança ‘Medicina excessiva – sua causa e seus impactos’

INSCRIÇÕES

https://www.sympla.com.br/terca-cultural—medicina-sem-pressa__2578431

Saiba mais sobre os convidados:

Breno Figueiredo Gomes

Pai da Malu e da Bebela, casado com a Camila.  Clínico Geral com 23 anos de prática. Coordenador da Equipe de Clínica Médica 5 da Rede Mater Dei de Saúde. ⁠Professor da Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais.

Guilherme Santiago

Gastroenterologista, hepatologista, preceptor de residência e professor de semiologia. Coordena o Núcleo de Ensino e Pesquisa do Ipsemg e é titular da Academia Mineira de Medicina.

Jair Leopoldo Raso

Médico, escritor e diretor de teatro. Professor adjunto e secretário geral da Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais. Curador de arte e cultura da Fundação Educacional Lucas Machado. Neurocirurgião dos hospitais Biocor e Unimed BH. Formado em medicina pela Faculdade de Medicina de Barbacena, tem especialização em neurocirurgia vascular e da base do crânio na George Washington University (EUA). Mestre e doutor em neurocirurgia pela Universidade Federal de Minas Gerais. Membro titular da Academia Mineira de Medicina. Bacharel em Filosofia pela UFMG.  Diretor da Med&Cena Produções.