Début nas artes na AMMG

Début nas artes na AMMG

Marcelo Batista Pimenta estreia no Otto Cirne

Début nas artes’ é a mostra de estreia de Marcelo Batista Pimenta no Espaço Cultural Otto Cirne, em junho. Em óleo sobre tela o artista traz paisagens e algumas cenas urbanas de experiências que adquiriu em viagens, de fotografias cedidas por amigos ou de imagens que lhe agradam na Internet.

Médico de formação, o mastologista Marcelo Batista Pimenta passou a assinar somente a inicial do primeiro nome e sobrenome completo para diferenciar a nova carreira, que somou à primeira, há cerca de seis anos. “Talvez eu tenha a arte no meu DNA, pois, embora minha mãe pintasse quando eu era criança, nunca tive curiosidade em observá-la naquela época. Meu interesse surgiu próximo aos 50 anos de idade e comecei de maneira autodidata.”

Ele revela que o seu début foi totalmente despretensioso: “fui à papelaria repor algumas coisas para o meu consultório e comprei material para pintar. Iniciei do zero e fui incentivado pela minha mãe que me achava rápido demais e considerava tudo lindo. Infelizmente, ela faleceu há um ano e meio e não viu meu desenvolvimento”, lamenta.

ESTILO

Mesmo sem o suporte acadêmico, o artista plástico viu seu traçado melhorar e deixa claro que suas peças não são cópias: “Eu uso o que vejo apenas como uma base”. Ele admite que a admiração por pintores famosos surgiu recentemente e entre eles estão: os franceses Claude Monet e Pierre-Auguste Renoir, e o holandês Rembrandt.

Batista Pimenta vê seu estilo como realista e conta que os comentários são de que suas obras têm bastante profundidade. Ele possui quadros expostos em uma clínica de imagem onde atua. Quem por lá passa tece algum elogio ou observação sobre as peças. “Fico muito feliz com esses resultados.”

Com ateliê em sua própria casa, o artista produz em seu tempo livre. “Em um feriado, por exemplo, já cheguei a pintar durante cinco horas sem intervalo.” Por não seguir uma linha acadêmica, ele explica que, por vezes, “apanha demais”, e, por enquanto, curte experimentar no mundo nas artes.

QUANDO E ONDE VER

As obras de ‘Début nas artes’ serão comercializadas e ficarão expostas até o final do mês de junho de 8h às 21h, de segunda a sábado. O Espaço Cultural Otto Cirne está localizado no hall de entrada do Centro de Convenções e Eventos da Associação Médica de Mina Gerais e é destinado à exposição de obras de arte de autoria de associados e seus dependentes.

Médicos não associados e artistas não médicos podem utilizar o espaço, dependendo da disponibilidade na agenda. Interessados devem entrar em contato com a Assessoria de Comunicação, pelo telefone (31) 3247 1608 ou e-mail comunicacao@ammg.org.br.